04/10/2022 às 15:25

Começa na próxima sexta (2) a 26ª Festa do Morango, em Brazlândia

Durante dois fins de semana, com entrada gratuita, o público poderá provar e comprar a fruta in natura e alimentos derivados, como doces, geleias, licores, sucos, bolos e tortas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 25 de agosto de 2022 –
A 26ª Festa do Morango de Brasília, evento já tradicional na zona rural de Brazlândia, começa no dia 2 de setembro (sexta-feira) e, durante dois fins de semana, vai reunir produtores, extensionistas e o público para celebrar o auge da colheita da fruta, que tem em Brazlândia seu principal palco. O evento, que é organizado pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), conta com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e das secretarias de Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur).

A abertura da Festa do Morango será realizada na Morangolândia; evento terá entrada livre | Foto: Divulgação/Emater

Neste ano, a abertura oficial da festa será na Morangolândia. Durante o evento, em vez do bolo quilométrico que era oferecido ao público nas edições anteriores, a organização decidiu preparar pedaços em potes e distribuir aos participantes.

[Olho texto=”“Esse evento representa muito mais que uma festa. Um grande espaço de comercialização e divulgação da produção local”” assinatura=”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A Festa do Morango é um evento criado para mostrar o cultivo, o trabalho rural na região, escoar a produção de morangos, que está em época de safra, e movimentar a economia local. Esse evento representa muito mais que uma festa. Um grande espaço de comercialização e divulgação da produção local”, ressalta a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Durante os dois fins de semana, na Morangolândia, o público poderá provar e comprar não só a fruta in natura como também alimentos derivados — doces, geleias, licores, sucos, bolos e tortas. A Festa do Morango também vai abrigar uma exposição de artesanatos, a Florabraz, onde serão comercializadas flores e plantas ornamentais, e uma praça de alimentação com muita diversidade gastronômica.

No sábado (3), haverá a escolha da Rainha do Morango. No mesmo dia, a Emater-DF realiza o Dia de Campo Especial do Morango — evento técnico voltado a estudantes, produtores e trabalhadores rurais. Já no domingo (4), será realizado o Colha & Pague do Morango, onde os participantes visitarão uma chácara, vão poder colher o morango diretamente da plantação, consumir e conhecer detalhes da produção e cultivo da fruta. Nos últimos anos, o evento vem ganhando cada vez mais adeptos.

[Olho texto=”No dia 7 de setembro, feriado da Independência, será realizado o concurso e o anúncio da receita vencedora” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante todos os dias da Festa da Morango, os visitantes também vão poder consumir delícias da culinária local feitas com morango e que estarão concorrendo no Concurso de Receitas com Morango. No dia 7 de setembro (quarta-feira, feriado da Independência) será realizado o concurso e o anúncio da receita vencedora. Os jurados serão indicados por professores do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), parceira da Emater-DF na atividade.

Nos dias 9 e 10 (sexta e sábado), haverá a Exposição Agrícola, mostrando que nem só de morangos vive a produção rural de Brazlândia. A diversidade agrícola da região será o destaque. No último dia, 11 de setembro (domingo), quem perdeu a visita do Colha & Pague terá uma segunda chance. O evento também conta com shows culturais que vão até as 2h.

Com pouco mais de 350 produtores, o morango é uma das principais hortaliças cultivadas na Região Administrativa de Brazlândia. No total, são mais de 180 hectares, que produziram oito mil toneladas da hortaliça em 2021.

Serviço

26ª Festa do Morango de Brasília
Local: Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, km 13, Brazlândia-DF
Dias: 2 a 4/9 (sexta a domingo), 7 a 11/9 (quarta a domingo)
Horário: dias 2, 8 e 9, abertura a partir de 19h, com encerramento geral às 2h; outros dias, a partir das 10h e encerramento às 2h
Acesso livre

Dia de Campo do Morango
Data: 3 de setembro
Horário: 9h às 13h
Local: Chácara no Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia
Inscrição: A inscrição pode ser feita em qualquer um dos escritórios da Emater-DF ou no dia do evento

Colha & Pague do Morango Orgânico
Data: 4 e 11/9
Horários: 8h às 9h30 – 10h às 11h30 – 13h às 14h30 – 15h às 16h30.
Local: Chácara Fukushi – Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Gleba 1, Chácara 084 – Brazlândia, Brasília – DF
Inscrição: acesse aqui
Valor: R$ 55 (adultos e crianças acima de 10 anos); R$ 27,50 (crianças de 5 a 10 anos e pessoas acima de 60 anos)
Crianças até 4 anos não pagam.

Concurso de Receitas com Morango
Data: 7 de setembro
Haverá apresentação das receitas, degustação pelos jurados e anúncio dos vencedores

Florabraz
30 estandes de agricultores com comercialização de flores, plantas ornamentais e frutíferas
Horário: 10h às 22h nos dias 2, 3, 4, 7, 10 e 11 (fim de semana e feriado); 19h às 22h nos dias 2, 8 e 9 (meio de semana)

Morangolândia
40 estandes de produtores de morango comercializando a fruta in natura e derivados
Data: 2 a 4 e 7 a 11 de setembro
Horário: 10h às 22h nos dias 2, 3, 4, 7, 10 e 11 (fim de semana e feriado); 19h às 22h nos dias 2, 8 e 9 (meio de semana)

Exposição Agrícola
Apresentação de diversas culturas cultivadas na região de Brazlândia
Data: 9 e 10 de setembro
Horário: 14h às 22h no dia 9 de setembro e das 10h às 22h no dia 10 de setembro

Estande da Emater-DF
Técnicos da Emater-DF estarão de plantão tirando dúvidas gerais sobre produção agrícola e atividades desenvolvidas pela empresa
Horário: 10h às 22h nos dias 2, 3, 4, 7, 10 e 11 (fim de semana e feriado); 19h às 22h nos dias 2, 8 e 9 (meio de semana)


*Com informações da Emater