04/10/2022 às 17:23, atualizado em 10/10/2022 às 14:35

Construção de pistas do BRT e ciclovia avança no Setor Policial Sul

Com investimento de R$ 43 milhões, etapa da obra do Corredor Eixo Oeste gera cerca de 600 empregos diretos e indiretos

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 20 de setembro de 2022 – As duas pistas de rolamento por onde passarão o BRT e a ciclovia em construção no trecho do Setor Policial Sul, que fazem parte do Corredor Eixo Oeste, começam a tomar forma. Em boa parte do percurso, já estão concluídas as obras de drenagem.

Pistas por onde passará o BRT começam a ganhar forma no Setor Policial Sul: via exclusiva terá como destino o Terminal Asa Sul | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O valor desta etapa do Corredor Eixo Oeste é de R$ 43 milhões e há uma geração de cerca de 600 empregos diretos e indiretos. Segundo o fiscal da obra da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Vilmar Azevedo, alguns trechos da construção estão mais adiantados e outros, em fase inicial, mas todos estão sendo feitos ao mesmo tempo. No entanto, as obras de drenagem ficam prejudicadas com a chegada das chuvas.

De acordo com Azevedo, a água da chuva será direcionada para uma bacia de detenção na Vila Telebrasília e seguirá para um riacho. Parte do material usado para canalização da água é o tunnel liner, que são manilhas de aço carbono ou galvanizado, ideais para locais com tráfego ou onde a instalação deve ser feita em grande profundidade.

Obras do sistema de drenagem estão concluídas ou em andamento em boa parte do percurso

Em agosto, foi entregue parte da obra daquele trecho, que são os viadutos da alça de acesso do Setor Policial Sul ao Eixo W – conhecido como “eixinho de cima” –, e o que dá acesso ao Eixo Rodoviário Leste (ERL), sentido L4. Com a liberação dos elevados, foram beneficiados 7.400 veículos que circulam diariamente pelo local, segundo o Departamento de Trânsito (Detran).

Ciclovia em construção no Setor Policial Sul: pista para bicicletas vai ampliar a mobilidade na região

O secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, disse que o GDF trabalha para criar faixas e corredores exclusivos que possam dar prioridade ao transporte público coletivo. “É muito importante ampliar a oferta de transporte, mas é preciso que o transporte coletivo tenha prioridade nas vias para que a gente possa reduzir o tempo das viagens e oferecer mais conforto e maior mobilidade à população”, disse.

Os viadutos entregues têm o objetivo de dar funcionalidade à segunda etapa da obra, que é a construção da pista exclusiva para o BRT com destino ao Terminal Asa Sul. Com o compromisso de melhorar a mobilidade e o trânsito do Distrito Federal, o Corredor Eixo Oeste liga Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Sudoeste e a Asa Sul, no Plano Piloto. São R$ 500 milhões em investimentos para viabilizar um corredor exclusivo de ônibus entre essas regiões.

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