04/10/2022 às 17:23

Curso de segurança cidadã para mais de mil alunos de escolas compartilhadas

Capacitação ocorrerá nesta quarta-feira (21), a partir das 8h30, no circo instalado no estacionamento do Estádio Nacional

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 20 de setembro de 2022 – A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) promove, nesta quarta-feira (21), o curso de Promotor de Segurança Cidadã. A iniciativa tem como objetivo contribuir com a promoção da cultura de paz nas escolas da rede pública de ensino, a partir da integração entre a comunidade escolar e as forças de segurança pública, por meio de palestras voltadas à prevenção da violência e da criminalidade.

Esta edição será voltada, exclusivamente, para estudantes das escolas geridas de forma compartilhada pela pasta e a Secretaria de Educação (SEEDF), no Circo Maximus, instalado no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. Entre uma palestra e outra, os alunos irão assistir a apresentações circenses, como o globo da morte. Os participantes têm idades entre 14 e 18 anos e fazem parte dos centros educacionais (CEDs) 07 de Ceilândia, 01 da Estrutural e 01 do Itapoã e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Riacho Fundo II.

[Olho texto=”“É uma oportunidade de aproximar profissionais da segurança pública da comunidade escolar e discutir caminhos para se trabalhar de forma integrada”” assinatura=”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com início às 8h30, as palestras abordarão temas como relações interpessoais, mediação de conflitos a partir da comunicação não violenta, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como instrumento de proteção, prevenção ao abuso sexual, crimes cibernéticos e integração entre a comunidade escolar e as forças de segurança pública para melhor atuação no enfrentamento à violência. A proposta das disciplinas do curso foi desenvolvida com base em relatos de professores em reuniões de alinhamento entre a SSP/DF e a SEEDF.

“Nossa intenção é, especialmente, sensibilizar os participantes sobre meios de se resolver conflitos de forma pacífica e mostrar o quanto isso contribui para a redução da violência. Essa é, também, uma oportunidade de aproximar profissionais da segurança pública da comunidade escolar e discutir caminhos para se trabalhar de forma integrada”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, adiantando que, ao final, haverá uma surpresa especial para diversão dos alunos.

Serviço
Assunto: Curso de Promotor de Segurança Cidadã
Data: quarta-feira (21)
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Circo Máximus (estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha)

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública