04/10/2022 às 16:38

Deficientes visuais promovem exposições e apresentações musicais

Projeto Brasília Tátil chega à sua quinta edição e celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; iniciativa tem recursos do FAC

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu


Brasília, 8 de setembro de 2022 –
Apresentações musicais e obras de arte feitas com esmero por pessoas com deficiência (PcDs) estão na programação cultural do Distrito Federal. Trata-se do Projeto Brasília Tátil, que chega à sua quinta edição agora em setembro e é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Serão dois dias de evento (veja programação abaixo) e a entrada é franca.

O Brasília Tátil chama a atenção para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no próximo dia 21 de setembro | Foto: Divulgação

No quesito musical, seis bandas se apresentarão: Visão do Samba, Nó Cego, Coral Popular, Refrão de Mármore, Dani Ribeiro e Andreia Oliveira. Todas têm entre seus integrantes deficientes visuais. O projeto inclui ainda a exposição de obras esculpidas em argila e peças confeccionadas em tricô produzidas também por pessoas cegas. São 50 artistas, no total, que mostrarão seus talentos no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), unidade da Secretaria de Educação na 612 Sul.

O Brasília Tátil chama a atenção para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no próximo dia 21 de setembro. “Eventos como esse agregam um valor grande para o segmento das pessoas com deficiência. Revelamos bons artistas aqui, mas nem sempre eles têm acesso ao cenário cultural. É o que chamamos de acessibilidade cultural”, observa o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pessoa. O projeto recebeu R$ 77 mil do FAC.

[Olho texto=”São 50 artistas, no total, que mostrarão seus talentos no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), unidade da Secretaria de Educação na 612 Sul” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Socialização com o público

Idealizador da programação, o artista plástico e deficiente visual Flavio Luis da Silva lembra que a troca é importante nesse tipo de iniciativa. “Além de mostrar o trabalho do deficiente, queremos trazer nossos pares também para apreciar as obras e ainda as pessoas ditas normais. É uma forma de socializar”, conta ele, que é escultor e também produtor de telas táteis.

Ao longo das apresentações, serão usados recursos de libras e legendagem como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, por meio de aplicativo instalado no site do projeto – o “VLibras”. O app converte, em tempo real, conteúdos em texto e em libras, em linguagem de sinais para surdos.

PROGRAMAÇÃO

Brasília Tátil 2022

Local: Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV) – 612 Sul

Sábado (10/09)

12h – Dani Ribeiro
12h40 – Nó Cego
13h20 – Visão do Samba

Quarta-feira  – (21/09)

10h – Coral Armorial
10h40 – Refrão de Mármore
11h20 – Andreia Oliveira