04/10/2022 às 16:44, atualizado em 09/10/2022 às 14:28

Escavação se concentra no sentido Plano Piloto-Ceilândia

Após a ligação da via que vem de Ceilândia para o Plano Piloto, agora será a vez do acesso que liga o sentido inverso se conectar de uma ponta a outra

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Brasília, 11 de setembro de 2022 – A obra do Túnel de Taguatinga está prestes a atingir um marco importante. Em poucos dias, as duas passagens subterrâneas estarão completamente interligadas da entrada de Taguatinga até a área da Feira dos Importados.

Os trabalhos de acabamento passam a ser feitos a partir da finalização da escavação da área central do túnel | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

Na semana passada, o acesso que fará a ligação do trânsito entre Ceilândia e Plano Piloto teve o serviço de escavação invertida finalizado. Já nesta semana é a vez do sentido inverso também se conectar com a remoção do restante de terra no meio do local.

[Olho texto=”“Com a escavação toda pronta, começamos o processo de lajes de fundo e preparação do piso para que a obra esteja em condições de receber os exaustores, o sistema de segurança, o acabamento na demarcação e ter condição para colocarmos para a comunidade usar”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A gente começa a ter uma noção exata do que é o túnel pronto de verdade. Trabalhamos muito para chegar neste momento. Agora os túneis começam a ter essa interligação de uma parte a outra”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira.

A finalização da escavação da área central do túnel é necessária para que os trabalhos de acabamento sejam feitos. Com o fim da etapa, o túnel que dará acesso do Plano Piloto para Ceilândia seguirá para a fase da laje de fundo, que conta com a instalação do concreto magro, armação e concretagem. A sequência é a conclusão do pavimento rígido, ligando completamente o piso do túnel.

Na sequência dos serviços de escavação, serão feitos o processo de lajes de fundo e preparação do piso, que darão condições para instalação dos exaustores e sistema de segurança

“Com a escavação toda pronta, começamos o processo de lajes de fundo e preparação do piso para que a obra esteja em condições de receber os exaustores, o sistema de segurança, o acabamento na demarcação e ter condição para colocarmos para a comunidade usar”, afirma o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

A obra do Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas que necessitam passar pela área central de Taguatinga. O investimento é de R$ 275,7 milhões, recurso de financiamento firmado pelo Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal. A obra conta com cerca de 400 operários.

Escavação se concentra no sentido Plano Piloto-Ceilândia