04/10/2022 às 09:17

Espaço Oscar Niemeyer recebe exposição de obras de arquitetura e urbanismo

Mostra celebra os 60 anos da UnB e da FAU

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 28 de julho de 2022 – O Espaço Oscar Niemeyer (EON), na Praça dos Três Poderes, recebe até 4 de agosto a exposição FAU Premiada, como parte das manifestações em comemoração aos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

“A exposição apresentará o papel e a importância da UnB e da FAU na formação do futuro profissional de arquitetas e arquitetos”, registra a carta-convite assinada pela vice-diretora da FAU, Cláudia Garcia.

“O Espaço Oscar Niemeyer tem a missão institucional de trabalhar com a arquitetura e o urbanismo de Brasília, uma cidade que nasce com o coroamento nessas duas áreas. Além disso, o equipamento cultural também vem ajudar na formação de jovens arquitetos, promovendo suas ideias e originalidades”, justifica o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Aquiles Brayner.

A exposição visa à divulgação de trabalhos finais do curso de Arquitetura e Urbanismo que pensam e projetam transformações para Brasília. Eles estão organizados em quatro eixos temáticos: 1) Políticas governamentais e práticas territoriais: conflitos e alinhamentos; 2) Projeto, tecnologia, infraestrutura e questões socioambientais; 3) História, historiografia e crítica e 4) Patrimônio, escalas e processos. 

A exposição divulga trabalhos finais do curso de Arquitetura e Urbanismo que pensam e projetam transformações para Brasília | Foto: Ramón Rodriguez/ Divulgação

Essas ênfases seguem a produção de trabalhos a partir de chamadas do Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Enanparq), evento bianual de pesquisadores dessas áreas.

“Os eixos se pautam nas distintas áreas de atuação do arquiteto e urbanista. Os trabalhos que estão expostos são indicados por uma seleção interna. Todos são extremamente representativos e revelam o compromisso de nossos estudantes com o futuro desenvolvimento profissional”, explica Cláudia Garcia.

“A mostra tem o objetivo de apresentar para a comunidade brasiliense o compromisso da FAU/UnB com o ensino de qualidade e excelência, além de estimular jovens que se interessem em ingressar em nosso curso futuramente”, completa a docente.

Serviço
Exposição FAU Premiada
Espaço Oscar Niemeyer
Praça dos Três Poderes
Telefone: (61) 3224-5605

Mais informações: joao.arq.unb@gmail.com

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF