04/10/2022 às 18:12

Espécie exótica de salamandra está em exposição no Zoo

Anfíbio ameaçado de extinção, exemplar de axolote – também conhecido como ‘eterno juvenil’ – pode ser visto no Borboletário

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 28 de setembro de 2022 – A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) colocou um novo espécime em exposição no Borboletário, o axolote (Ambystoma mexicanum). Após ter sido entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o animal foi designado ao Zoo de Brasília, onde a equipe da Diretoria de Répteis, Anfíbios e Artrópodes (DRA) prestou a devida assistência e cuidados necessários.

O axolote é um tipo de salamandra que mantém características juvenis mesmo na fase adulta | Foto: Divulgação/FJZB

Medindo entre 15 cm a 45 cm, essa espécie de salamandra é conhecida por ser a única a atingir a maturidade sexual, mas permanecer com características juvenis, por isso seus exemplares são conhecidos também como “eternos juvenis”.

Nativo da Cidade do México, o axolote é seriamente ameaçado de extinção, sendo muito difícil achar indivíduos da espécie na natureza. Graças ao trabalho de pesquisadores e aquaristas, o axolote pode ser encontrado em diversos locais. 

Segundo o diretor da DRA, Carlos Eduardo Nóbrega, esse animal é muito importante para pesquisas científicas. “Ele é estudado em diversos lugares devido à sua alta capacidade de regeneração”, afirma. “Em caso de perda de algum membro de seu corpo ou perda parcial dos órgãos, ele tem a capacidade de regenerar 100% do local afetado, restaurando totalmente o local e suas funções”.

Atualmente, o Zoo de Brasília é lar de três indivíduos de axolote –  dois juvenis e uma fêmea adulta -, mas somente um dos juvenis está em exposição, pois os outros foram instalados fora desse local para que possam se reproduzir, contribuindo para a conservação da espécie. É possível visitar o “eterno juvenil” no Borboletário do Zoo de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

* Com informações do Zoológico de Brasília