04/10/2022 às 08:59

Estande sobre inovação ambiental no DF é destaque na Reunião da SBPC

Evento, que reúne pesquisadores e público em geral, segue até sábado (30), na UnB

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto


Brasília, 27 de julho de 2022
– Aberta no domingo (24), a  74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, começou em Brasília (DF), reúne estudantes, professores, pesquisadores, cientistas e demais interessados em torno de projetos, pesquisas e iniciativas científicas de instituições de todo o Brasil. O evento segue até este sábado (30), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB).

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participa com o projeto CITinova de Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com recursos do Global Environment Facility (GEF), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No DF, o projeto é desenvolvido pela Sema, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Os resultados dessas ações podem ser vistos na tenda Avenida da Ciência da SBPC, no estande da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do MCTI.

Após a explanação pelos técnicos do projeto sobre como cada um pode fazer a sua parte para reduzir as emissões de gases de efeito estufa – como plantar árvores, economizar água e outras medidas de enfrentamento à mudança do clima -, os visitantes são convidados a assinar o Pacto pela Sustentabilidade do DF. 

“Entendo que um evento como esse dialoga diretamente com inovações apresentadas pelo projeto”, resume a coordenadora-executiva do CITinova no DF, Nazaré Soares. “Estamos testando várias iniciativas inovadoras, então esse momento na SBPC é muito especial, amplia o alcance do que nós estamos realizando.”

Interessados podem levar para casa exemplares impressos das publicações Plano de mitigação para redução das emissões de gases de efeito estufa das principais fontes emissoras do território do Distrito Federal (https://www.sema.df.gov.br/plano-de-mitigacao-do-df/) e Plano de Adaptação dos impactos adversos da mudança global do clima para reduzir as vulnerabilidades e ampliar a adaptação no DF (https://www.sema.df.gov.br/plano-de-adaptacao-do-df/).

“Muito interessante a apresentação aqui no estande; tem tudo a ver com a matéria Ética e Sustentabilidade que tenho na faculdade”, comentou a estudante de tecnologia em eventos do Instituto Federal de Brasília (IFB) Maria Angélica Santos. “O Brasil precisa desse conhecimento sobre a ciência, a tecnologia e formas sustentáveis de produzir e crescer.”

Acesse e confira a programação aqui.

CITInova – É um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os recursos são do Global Environment Facility (GEF), com implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A execução no DF é pela Sema, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente