04/10/2022 às 13:39

Exposição Agropecuária de Planaltina começa nesta quinta-feira (18)

Emater-DF participa com palestras, oficinas e exposição de produtos da agricultura familiar

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 17 de agosto de 2022
– A abertura da 12ª Exposição Agropecuária de Planaltina (Expoplan) ocorre às 9h desta quinta-feira (18), no Parque de Exposições da cidade. Organizado pelo Instituto Onmi de Desenvolvimento Social, com apoio da Emater-DF, Embrapa, Ceasa, Administração Regional de Planaltina e das secretarias de Agricultura e de Cultura e Economia Criativa, o evento segue até domingo (21) com uma programação repleta de palestras, oficinas e atrações culturais para o público rural e urbano.

Na programação do domingo (21), o público da Expoplan terá a oportunidade de conhecer tudo sobre a produção de suculentas | Foto: Divulgação/Emater-DF

Na sexta (19), das 14h às 16h, a Emater-DF vai comandar uma palestra sobre empreendedorismo rural com foco no Programa Filhos deste Solo, destinado à capacitação de jovens da área rural atendidos pela empresa. Entre os temas, serão abordadas questões como gestão, empreendedorismo e colocação profissional.

No sábado (20), das 9h às 12h, extensionistas da empresa ministram oficina sobre aproveitamento integral dos alimentos. Já no dia 21, será a vez do público conhecer tudo sobre a produção de suculentas. Além disso, em todos os dias do evento, das 13h às 21h, haverá atendimento técnico no estande institucional.

[Olho texto=”Durante a exposição, 16 produtores rurais vão comercializar produtos de artesanato, da agroindústria rural e flores em vasos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Emater-DF está presente na região rural de Planaltina por meio de cinco escritórios localizados na cidade e nos Núcleos Rurais de Rio Preto, Taquara, Tabatinga e Pipiripau. Para a presidente Denise Fonseca, “apoiar eventos como a Expoplan é uma forma também de promover o desenvolvimento sustentável dessa região, uma vez que divulga a produção rural para o público urbano e fomenta a produção por meio das atividades que são ofertadas ao produtor rural”.

Durante a exposição, 16 produtores rurais vão comercializar produtos de artesanato, da agroindústria rural e flores em vasos. Entre as atrações culturais, estão confirmados os shows do Cleber & Cauan, Lucas Reis & Thacio, Gino & Geno, Top 10 e João Bosco & Gabriel. Além disso, dentro do espaço terá uma praça de alimentação, a Fazendinha, que vai expor pôneis, vacas e cabritos, e o Engenho, onde haverá produção de garapa e melado.

A região administrativa de Planaltina completa 163 anos de fundação nesta sexta-feira (19) e é a cidade mais antiga do DF. Inicialmente chamada de Distrito de Mestre D’armas, pertencia ao município de Formosa (GO) e apenas em 1917 foi batizada com o nome atual. Tem um território de 1,5 mil km², incluindo as áreas urbana e rural, sendo que a rural ocupa a maior parte. Os cultivos de soja, milho, feijão, sorgo, trigo, café, hortaliças e frutíferas, além dos rebanhos bovino, suíno e aves movimentam a produção rural da região.

*Com informações da Emater-DF