04/10/2022 às 16:26, atualizado em 04/10/2022 às 16:28

Festival de Cinema de Taguatinga terá sessão para pessoas com autismo

Mostra Azul oferece condições de luz e som adequadas ao público, além do suporte de monitores qualificados. Evento cinematográfico ocorre de 7 a 10 de setembro, no Sesc Taguatinga

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 6 de setembro de 2022 – Luz, câmera, ação! Começa nesta quinta-feira (7), a 16ª edição do Festival Taguatinga de Cinema, no Sesc Taguatinga. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o evento apresenta curtas-metragens nacionais, shows, palestras, debates e oficinas. A programação encerra no domingo (10).

‘Todos os Inscritos de Ness’, da paranaense Bruna Steudel, é um dos filmes que compõem a Mostra Azul | Fotos: Divulgação

Em cartaz, destaque para a Mostra Azul, uma sessão dedicada a portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Serão cinco filmes brasileiros, transmitidos no sábado (9), a partir das 15h, em sala com condições de luz e som adequadas ao público.

“Os filmes são de imaginários lúdicos, que trazem como tema a acessibilidade, para que as crianças se sintam representadas”, afirma a produtora e organizadora do festival, Janaína André. As obras foram desenvolvidas no período de confinamento, devido a pandemia do novo coronavírus, e têm até 20 minutos de duração.

Além de sons mais baixos e luzes mais claras, em comparação a outras sessões, a Mostra Azul terá a presença de monitores qualificados para prestar suporte às famílias. A especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo Isabella de Azevedo Levino fará parte desse time.

Atuante na área desde 2016, ela afirma que a sessão adaptada entende as particularidades dos espectadores e promove equidade de acesso a espaços culturais. “Por ser um transtorno global, o autismo afeta vários aspectos no comportamento da pessoa, como a sensibilidade à luz e ao som. Na sala adaptada, o público não se incomoda com possíveis conversas paralelas ou que uma pessoa fique andando durante o filme, por exemplo. É um espaço livre”, explica Alevino.

A Mostra Infantil traz cinco filmes, entre eles ‘Ewe di Osanyin – Segredo das Folhas’, de Pâmela Peregrino (BA)

Além da Mostra Azul, haverá uma oficina de elaboração de projeto para pessoas com deficiência, com interpretação em Libras. “Vemos cada vez mais a possibilidade de não só oferecermos acessibilidade, mas que as pessoas com deficiência consigam desenvolver os próprios projetos, conforme as suas necessidades e vontades”, afirma Janaína André.

O Festival de Cinema de Taguatinga foi criado em 1998, com o objetivo de valorizar a produção nacional e investir em projetos socialmente engajados. Nos últimos dois anos, o evento ocorreu de forma virtual, em decorrência da covid-19. Neste ano, volta a ser promovido no formato híbrido, com sessões presenciais e online. Mais de 3 mil filmes, incluindo os cadastrados nesta edição, estão disponíveis no site do festival.

Outras atrações

A programação também inclui a Mostra Competitiva, Mostra Paralela, Mostra Cine Expressão e Mostra Infantil, sempre no Sesc Taguatinga. São curtas-metragens de todas as regiões do Brasil, nos gêneros animação, documentário, experimental, ficção e infantil.

A produção gaúcha ‘Batente’ passa na Mostra Paralela

Na Mostra Competitiva, participam 24 títulos, selecionados virtualmente pelo público e que concorrem à premiação nas categorias Júri Oficial e Júri Popular. As produções serão transmitidas em quatro sessões, uma em cada dia do festival, a partir das 20h.

Com 12 curtas-metragens escolhidos pela curadoria oficial, a Mostra Paralela é dedicada aos estudantes do Ensino Médio, com sessões-escola, abertas ao público geral. As transmissões acontecem na quinta e sexta-feira, às 15h, seguidas de rodas de conversas.

Para a criançada, a Mostra Infantil apresenta cinco filmes infantis, na quinta e na sexta-feira, às 10h. A sessão é dedicada a crianças do Ensino Infantil, com sessões-escola também abertas para o público em geral.

Já a Mostra Cine Expressão exibirá seis obras produzidas pelo Projeto Jovem de Expressão e pela Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S). Os filmes foram desenvolvidos em oficinas realizadas em Ceilândia, como forma de inserir os jovens da cidade no mercado audiovisual. A sessão ocorre no sábado, às 17h.

Além de assistir aos filmes, o público pode participar de quatro oficinas gratuitas sobre produção audiovisual e políticas públicas para cultura no Hotel Go Inn – Taguatinga Centro. Confira a programação completa no site.

Serviço
16ª Festival Taguatinga de Cinema
Quando: 7 a 10 de setembro
Onde: Sesc Taguatinga – CNB 12 – Área Especial 2/3
Entrada gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento