04/10/2022 às 16:25, atualizado em 08/10/2022 às 11:03

Hvep terá 150 consultas diárias com novo bloco, um aumento de 50%

Com investimento de mais de R$ 900 mil, anexo começou a funcionar nesta segunda (5), com a oferta de mais quatro especialidades

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu


Brasília, 5 de setembro de 2022 –
Os atendimentos no novo bloco do Hospital Veterinário do Distrito Federal (Hvep) começaram nesta segunda-feira (5). Com o anexo, construído a partir de aporte de R$ 915 mil, a comunidade tem acesso a mais quatro especialidades médicas: oftalmologia, oncologia, dermatologia e cardiologia. Até então, só havia ortopedia, clínica cirúrgica e geral. Confira o vídeo:

Com as novas instalações, o número de consultas diárias do equipamento público deve aumentar em 50%, passando de 100 para 150. “Nossa expectativa é ajudar cada vez mais pacientes e, no futuro, esperamos que a gente consiga descentralizar o hospital, abrindo uma nova unidade na região norte”, diz.

A estrutura conta com quatro consultórios, três centros cirúrgicos e área administrativa (recepção, copa para funcionários, almoxarifado e depósito). Também foi criada uma ala de internação 24 horas, com dez vagas para animais com o quadro de saúde considerado mais grave. São cinco baias para cães e cinco para gatos. Por mês, até 300 pacientes terão acesso ao serviço.

Por mês, até 300 pacientes terão acesso ao serviço de internação 24 horas | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“Acredito que estamos caminhando para um futuro próspero em que conseguimos atender a todos de forma digna. E mostrar para população que o animalzinho precisa de cuidados, seja profiláticos, aqueles antes de adoecer, ou após o adoecimento, com a gente”, afirma a diretora do Hvep, Mayara Cauper.

Impacto

O cachorrinho Maylon foi um dos primeiros pacientes a serem atendidos no novo bloco do Hvep, nesta segunda (5). O pet de 14 anos – idade considerada avançada para os caninos – passou por uma cirurgia para retirar nódulos do rabo e voltou para casa no mesmo dia.

O tutor do bichinho é o comerciante Francisco Lopes, 47 anos. “Não conhecia o hospital. Levei o Maylon em uma clínica privada e me indicaram aqui. Agendei rapidinho pelo site, sem precisar pegar fila, e hoje ele já fez a cirurgia. Fiquei muito confiante com o tratamento, foi excelente”, conta Francisco.

A cadela Safira também passou por uma cirurgia no Hvep para a retirada de um tumor localizado na mama direita. Nesta segunda (5), ela voltou ao local para uma consulta pós-cirúrgica, junto com o tutor, o professor Pedro Henrique Pereira, 35 anos.

Morador de Planaltina, Pedro não poupa esforços em garantir o bem-estar dos pets – além de Safira, ele cuida de mais três cachorrinhos. “Ela foi muito bem assistida, eles têm muito cuidado com os bichinhos. Que venha um hospital em cada cidade, porque nossos animais precisam de cuidados”, completa o docente.

O comerciante Francisco Lopes, 47 anos, ficou muito satisfeito com o tratamento dado a seu cachorro Maylon no novo bloco do Hvep | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Agendamento

Para ter acesso a uma das novas especialidades, o animal precisa ter passado por consulta com o clínico geral do hospital. O médico, então, faz um encaminhamento do paciente para o especialista que for necessário. O Hvep, localizado no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga, é gerido pelo Instituto Brasília Ambiental.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, por meio de agendamento presencial ou pelo site Agenda DF (Agenda DF – Serviço de Agendamentos do Distrito Federal).

Hvep terá 150 consultas diárias com novo bloco, um aumento de 50%