04/10/2022 às 10:09, atualizado em 04/10/2022 às 14:48

Inscrições para visitar horta comunitária serão abertas este mês

Interessados devem se cadastrar, junto à administração do local, para contribuir com o plantio e saborear os alimentos

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 2 de agosto de 2022 – Alface-crespa, alface-lisa, mostarda, repolho-verde, repolho-roxo, couve, espinafre… A lista de hortaliças plantadas na horta comunitária do Parque da Cidade Sarah Kubitschek é extensa e variada. Os frequentadores poderão cuidar do plantio e saborear os alimentos mediante cadastro online, disponível a partir da segunda semana deste mês nas redes sociais do parque.

Com cerca de 77 metros quadrados, a horta comunitária fica próxima ao Estacionamento 3 do parque, ao lado da administração e da academia ao ar livre. São 21 canteiros no total, atualmente manejados por funcionários do parque e cinco reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Visitantes poderão cuidar das hortaliças e levar para complementar as refeições | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

O plantio da primeira leva de sementes ocorreu na última sexta-feira (29/7), com doações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Para garantir a hidratação no período de seca, que costuma castigar a vegetação, a horta recebe a visita de uma caminhão-pipa, também cedido pela Novacap, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, a irrigação é garantida por dois tonéis de 220 litros, cada.

De acordo com o administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, a ideia da plantação surgiu para ocupar espaços vazios, mas com potencial para uso da comunidade. Ele acrescenta que a horta já faz sucesso com os usuários do espaço público.

Segundo o administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, a horta comunitária é mais uma forma de estreitar os vínculos da população com o espaço público

“Quando começamos a arar a terra, muitos já vinham nos perguntar o que seria feito, como participar. O intuito é justamente que todos participem, como uma forma de inserção dos visitantes no parque, na criação de mais um laço com o espaço público”, afirma.

Bougleux explica que todas as diretrizes de gestão e funcionamento ainda estão sendo formuladas. “Pensamos em incluir creches conveniadas, para trazer as crianças no momento do plantio e da colheita, e chamar escolas para participar dos cuidados e criar outras hortas pelo parque. São assuntos ainda em análise”, completa o gestor.

Quando a colheita for possível, e com a finalização das normas de uso, os usuários poderão cuidar das hortaliças e levar para casa para complementar refeições. O Parque da Cidade recebe, em média, 100 mil visitantes durante a semana. Nos fins de semana e feriados, o fluxo sobe para 120 mil pessoas, em média.

Inscrições para visitar horta comunitária serão abertas em agosto