04/10/2022 às 17:02, atualizado em 10/10/2022 às 11:45

Mais de 360 km de estradas de terra abertas ou reformadas no DF desde 2019

Programa Porteira pra Dentro, da Seagri, abre caminhos para produtores rurais, além de proteger rios e mananciais que atravessam as pequenas propriedades

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 15 de setembro de 2022 –
Já são 369 km de estradas rurais abertas ou reformadas por todo o Distrito Federal. Esse é o resultado, desde 2019, do programa Porteira pra Dentro, da Secretaria de Agricultura, que atua para atender as necessidades de mobilidade das comunidades rurais e escoamento de suas produções, visando também a proteção de rios e mananciais dentro das pequenas propriedades no campo.

Programa Porteira pra Dentro, da Secretaria de Agricultura, atua dentro das propriedades rurais, abrindo ou recuperando estradas de terra, preservando mananciais | Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

“É um projeto muito importante ao atender efetivamente a necessidade do produtor dentro de sua propriedade ”, explica o secretário de Agricultura, Candido Teles. “Este ano estamos trabalhando com uma patrulha, mas estamos licitando mais duas para aumentar consideravelmente o número de propriedades rurais do Distrito Federal beneficiadas com o programa”, revela.

O programa proporciona melhorias para vilas rurais distantes como o Assentamento Patrícia e Aparecida, na Região Administrativa do Paranoá, próximo ao Café Sem Troco. Lá já são 12 km de vias abertas pela Seagri, muitas delas atravessando o que antes era mato. Ali moram 24 famílias que vivem do plantio de produtos e da criação de animais.

“Essas estradas aí já ajudaram a gente demais”, diz Sueli Santos, moradora do Assentamento Patrícia e Aparecida

Uma das moradoras é a dona de casa Sueli Santos. O marido, Antônio, é motorista do ônibus escolar que atende a região e o PAD-DF. “Ele tem esse emprego aí por dez meses. Nos outros, ajuda a gente aqui na produção”, explica Sueli. “Essas estradas aí já ajudaram a gente demais. Não passava carro. Temos três netas que vão para a escolinha do Café Sem Troco e era difícil sair para buscar mantimentos”, diz.

Prevenção de erosões

[Olho texto=”“Sem acesso é tudo mais complicado. Antigamente, o jeito era andar a pé ou a cavalo no meio do cerrado. Era do jeito que dava”” assinatura=”Antônio Queiroz, produtor rural” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para além das vias não pavimentadas, as equipes da secretaria trabalham na construção de baciões para conter a água das chuvas e evitar erosões. Na propriedade do pequeno produtor Antônio Queiroz, 50, técnicos da Seagri já conduziram as manilhas de concreto que vão formar um canal para o escoamento da água. A rede terá cerca de 40 metros.

Queiroz, que planta hortaliças, mandioca e beterraba, além de uma pequena produção de gado e ovinos, conta que a condição deles mudou de uns anos pra cá. “Sem acesso é tudo mais complicado. Antigamente, o jeito era andar a pé ou a cavalo no meio do cerrado. Era do jeito que dava”, afirma. “E desde o início da criação do assentamento, há nove anos, o que a gente mais reivindicava era estrada e mais água, que falta nessa época de estiagem.”

E, assim, os caminhos vão sendo abertos no campo. O Porteira pra Dentro é feito em parceria com os Conselhos Rurais de Desenvolvimento Sustentável (CDRS). O projeto segue um calendário pré-definido e passa 45 dias em cada localidade, levando suas patrols e máquinas, além dos técnicos da secretaria que verificam as necessidades dos locais.?

Mais de 360 km de estradas de terra abertas ou reformadas no DF desde 2019