04/10/2022 às 13:34, atualizado em 06/10/2022 às 14:11

Mais de 50 campos sintéticos de futebol serão reformados

Desde 2019, já foram entregues dez novas unidades e reformadas 19. Além disso, está prevista a construção de mais 20 equipamentos públicos

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 16 de agosto de 2022 – O programa de construção e manutenção de campos sintéticos de futebol entregou, desde 2019, dez novas unidades, reformou 19 e prevê a reforma de mais de 50 campos, desta vez em uma parceria com o Programa RenovaDF, da Secretaria de Trabalho (Setrab). Além disso, está prevista a construção de mais 20 unidades.

O RenovaDF, segundo a Setrab, já entregou sete campos, localizados em Vargem Bonita, Itapõa, Guará, Varjão, Riacho Fundo, Brazlândia e Estrutural. Ainda de acordo com a pasta, estão em obras os campos de São Sebastião, Paranoá e Gama, enquanto Riacho Fundo II, Fercal, Samambaia e Planaltina devem ser os próximos.

Estão em obras os campos sintéticos de São Sebastião, Paranoá e Gama | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, afirma que o órgão está investindo cerca de R$ 20 milhões na construção e reforma das quadras. As novas unidades estão recebendo sistema de escoamento de água e iluminação de LED. “O dinheiro investido nessas quadras não é gasto, é investimento. Significa uma política pública de apoio a mulheres e crianças”, avalia Giselle, destacando que os campos sintéticos são equipamentos que possibilitam a prática esportiva a crianças e adolescentes.

A secretária anuncia que, no próximo ano, será lançado um projeto paralelo aos campos sintéticos, que é o Programa de Reforço Escolar. As aulas serão realizadas nos campos existentes nos centros olímpicos. Os professores serão contratados por meio de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Unidade do Gama

A importância das quadras sintéticas para a população nas regiões administrativas do DF pode ser avaliada pela unidade da Quadra 50 do Setor Leste do Gama, que está em reforma há pouco mais de um mês e os usuários contam os dias para voltar a utilizá-la. “Estamos treinando em outras localidades, mas o campo faz muita falta”, diz Vilton Matos, responsável por uma das escolinhas que treina no campo da Quadra 50 às terças e quintas-feiras. “Essa reforma vai ser muito boa para todos os que frequentam o local”, resume Matos.

Nos sete dias da semana, vários grupos dividem os horários para usar a quadra da região. Nas segundas, o espaço deverá ser utilizado pela comunidade em geral e aos sábados, pela manhã, o campo é destinado às categorias de base, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. À tarde, o campo é da categoria master. Já as escolinhas treinam no campo da Quadra 50 de terça a sexta-feira. A escolinha que Matos é responsável tem atualmente cerca de 120 alunos. “Com a quadra, creio que teremos um aumento de alunos.”

Mas não só no Gama os campos sintéticos fazem sucesso. Um desses equipamentos foi inaugurado em março na Vila Buritis, em Planaltina. Segundo o líder comunitário da localidade que organiza os jogos de crianças e adolescentes, Rogério Vieira, o campo é usado por crianças, adolescentes e adultos. “A construção agradou muito a comunidade. Desde a inauguração, foram realizados campeonatos de futebol”, destaca.

Mais de 50 campos sintéticos de futebol serão reformados