04/10/2022 às 16:37, atualizado em 10/10/2022 às 10:02

Marginal sul do Túnel de Taguatinga é preparada para receber asfalto

Operários trabalham na imprimação, técnica que antecede a aplicação da capa asfáltica, etapa final antes da liberação da pista de saída da cidade

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 8 de setembro de 2022 –
A marginal sul do Túnel de Taguatinga, via que conecta a Avenida Comercial à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), está sendo preparada para receber a capa asfáltica, última etapa antes de sua entrega. A via deve ser liberada para o trânsito de veículos em 30 de setembro, para a alegria dos comerciantes instalados ao longo da pista.

Operários trabalham na imprimação da marginal sul do Túnel de Taguatinga, processo que aumenta a aderência do asfalto | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Toda a extensão da pista já recebeu uma camada de brita graduada simples (BGS), mistura de pó com brita usada como base para pavimentos. Agora, os operários trabalham na imprimação. O banho de piche aplicado na base compactada aumenta a aderência do asfalto.

“Cerca de 400 metros da pista já passaram pelo processo, pouco menos da metade do comprimento total da via”, comenta o engenheiro Eduardo Guimarães. “Quando a imprimação estiver pronta, será a hora de aplicar a capa asfáltica. São três camadas de asfalto, cada uma com 5 cm de espessura”.

“A marginal norte ainda deve levar um tempo para ser feita. Isso porque será preciso encontrar uma via alternativa para o tráfego no sentido Brasília-Ceilândia enquanto a nova via estiver em processo de construção”, explica Eduardo.

As duas pistas marginais do Túnel de Taguatinga ladeiam o boulevard que ocupará a parte superior da passagem subterrânea. As faixas de rolamento correm paralelamente à via dedicada ao BRT.

Marginal sul do Túnel de Taguatinga é preparada para receber asfalto