04/10/2022 às 08:10

No Dia do Agricultor, conheça os programas que beneficiam produtores

Sementes, adubos, calcário, assistência técnica e até equipamentos são ofertados gratuitamente no Distrito Federal

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Brasília, 22 de julho de 2022 – Todo dia 28 de julho, o agricultor, um dos principais motores da economia brasileira, é celebrado. A data em homenagem ao profissional está prevista em decreto publicado em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, como forma de reconhecer os profissionais que cultivam os produtos da terra e os levam para a casa dos brasileiros.

DF tem mais de 20 mil agricultores que atuam em produção diversificada | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Hoje o agricultor tem uma importância ímpar, porque produz o alimento para satisfazer um terço da população do mundo; é um grande investidor, um apaixonado pela terra e pela preservação do meio ambiente”, comenta o secretário de Agricultura, Candido Teles. “O produtor rural exerce a agricultura por afinidade e amor, por gostar de cultivar, semear e colher. Aqui no DF, o produtor rural tem um atendimento muito especial.”

Produção local

Só no Distrito Federal, há mais de 20 mil agricultores produzindo uma diversidade de insumos, como mel, soja, algodão, leite, trigo, uva, goiaba e morango. Para incentivar o desenvolvimento rural, os profissionais têm acesso a sementes, adubos, calcário, assistência técnica e equipamentos ofertados gratuitamente pelo GDF, via Secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater-DF.

As sementes são retiradas na Granja Modelo do Ipê, no Park Way, onde está localizado o Banco de Sementes Comunitário. Cada produtor pode levar uma quantidade até o campo e depois devolver o dobro em sementes para que o banco continue renovado, com capacidade para atender um público ainda maior.

Estão disponíveis sementes florestais, de espécies agrícolas, crioulas, de adubação verde e de plantas alimentícias não convencionais (Pancs). Ao todo, o banco conta com 40 espécies diferentes. Para ter acesso à programação do sistema de troca de sementes, o produtor deve se cadastrar na Granja Modelo do Ipê, da Seagri, pelo telefone 3380-3112 ou pelo e-mail getec@seagri.df.gov.br.

Outra iniciativa é o Programa Reflorestar, que fornece mudas nativas do cerrado para recuperação e proteção dos recursos hídricos e a conservação do solo de áreas de preservação permanente (APPs), bem como para recomposição de reserva legal. O acesso pode ser feito por meio de solicitação de vistoria na propriedade diretamente na Seagri ou nos escritórios regionais da Emater.?