04/10/2022 às 12:59, atualizado em 06/10/2022 às 09:51

Novo Centro de Juventude leva cursos gratuitos para jovens em Samambaia

Espaço será inaugurado neste sábado (13) e terá capacidade para atender até 1.500 alunos de 15 a 29 anos e sete opções de formação

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 13 de agosto de 2022
– Esporte, cultura, cursos profissionalizantes, acompanhamento psicossocial, palestras… Tudo de graça, com direito a uniforme e lanche. Um novo Centro de Juventude será inaugurado neste sábado (13), em Samambaia Norte. A unidade é a maior das quatro que estão espalhadas pelo Distrito Federal, com capacidade para atender 1.500 jovens de 15 a 29 anos.

O complexo tem 12 salas que vão abrigar aulas de culinária, break dance, muay thai e teatro, entre outros cursos | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Marcada para as 15h, a cerimônia de abertura terá jogos, apresentações culturais e batalha de rima, entre outras atrações. A data escolhida para a inauguração não foi aleatória. O Dia Internacional da Juventude é comemorado em 12 de agosto, data em que a ONU lança um tópico a ser debatido por jovens do mundo todo. Em 2022, o tema é Solidariedade entre gerações: criando um mundo para todas as idades.

[Olho texto=”Além da unidade de Samambaia Norte, o DF tem outros quatro centros de juventude: na Estrutural, em Samambaia Sul, no Recanto das Emas e em Ceilândia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Juventude contou com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil para montar o Centro de Juventude de Samambaia Norte. Na unidade, as atividades serão oferecidas em parceria com a Iecap – Agência de Transformação Social. O complexo tem 12 salas que vão abrigar aulas de culinária, break dance, muay thai, empregabilidade, teatro e karatê, além de curso profissionalizante em massoterapia.

“Todos os alunos têm direito a acompanhamento psicossocial, atendimento que se estende para a família também”, informa a coordenadora da unidade, Maria Rafael. “Além dos cursos, os jovens podem participar de oficinas, palestras e bate-papos. É tudo gratuito, basta checar a disponibilidade de vagas na unidade de Samambaia Norte pelo nosso site ou presencialmente.”

Além da unidade de Samambaia Norte, o DF tem outros quatro centros de juventude: na Estrutural, em Samambaia Sul, no Recanto das Emas e em Ceilândia. Ao todo, esses equipamentos conseguem receber até 4.300 jovens.

“Todos os alunos têm direito a acompanhamento psicossocial, atendimento que se estende para a família também”, informa a coordenadora da unidade, Maria Rafael

“Os centros de juventude são de extrema importância porque, por meio do esporte, da cultura e da capacitação profissional, a gente consegue incluir esses jovens de forma positiva na sociedade”, avalia a secretária executiva de Juventude, Leila Ornelas. “Muitos deles estão em situação de vulnerabilidade social e, nesses locais, recebem acolhimento e apoio psicológico. Percebem que podem construir um mundo melhor.”

Serviço
Inauguração Centro de Juventude de Samambaia Norte
Data: sábado (13), das 15h às 18h
Local: QS 617, Área Especial 1

Programação:
15h – Apresentação de violão
15h30 – Apresentação de caratê
15h45 – Apresentação de muay Thai
16h – Batalha de rima
16h30 – Apresentação de break dance
17h – Corte da faixa de inauguração
17h15 – Apresentação de violão
17h15 – Visita guiada

Atividades:
Oficina gratuita de culinária
Pebolim
Ping pong
Pula-pula
Grafite no muro externo da unidade

Novo Centro de Juventude leva cursos gratuitos para jovens em Samambaia