04/10/2022 às 15:34

Parque da Cidade terá vacinação para cães e gatos no sábado (27)

Outros 65 pontos de vacinação antirrábica também estarão disponíveis; confira a lista completa dos locais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 26 de agosto de 2022 – Neste sábado (27) tem vacinação contra raiva para cães e gatos no Parque da Cidade. O atendimento será feito por meio de drive-thru e também para quem chegar a pé, no Estacionamento 13, próximo ao parque Ana Lídia, das 9h às 17h.

A orientação para os tutores é levar os cães com coleira, guia e focinheira, mesmo os que estiverem dentro dos veículos. Já os gatos precisam estar em caixas de transporte. Filhotes são vacinados a partir dos três meses, e o animal que estiver tomando a primeira dose da vacina antirrábica tem que receber uma dose de reforço após 30 dias.

Ação contribui para ajudar o DF a bater o recorde de vacinação antirrábica | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Além do ponto de vacinação no Parque da Cidade, haverá mais 65 locais de atendimento no DF. A lista completa com os endereços e horários de funcionamento está disponível neste link.

De acordo com o diretor substituto da Vigilância Ambiental em Saúde, Laurício Monteiro Cruz, a ação no Parque da Cidade pode ajudar o Distrito Federal a bater seu recorde de vacinação antirrábica. Desde o início da operação de vacinação deste ano, em 6 de julho, foram imunizados quase 200 mil cães e gatos. “A campanha é uma ação de saúde pública com alto nível de sucesso”, afirma o gestor.

A campanha vai prosseguir até 6 de outubro. A Secretaria de Saúde (SES) conta com um estoque de 130 mil imunizantes e poderá solicitar mais ao Ministério da Saúde em caso de necessidade. “Vacina não vai faltar”, garante Laurício. A ação terá o apoio do Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e da administração do Parque da Cidade. 

Dengue

No Estacionamento 13 do Parque da Cidade também haverá ações educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A população poderá conferir os cuidados necessários para evitar a criação de larvas em objetos como vasos de plantas, calhas e pneus, além de caixas-d’água.

O trabalho educativo mostra onde os mosquitos conseguem se reproduzir sem serem notados pelos moradores das casas. De acordo com a secretaria, cerca de 90% dos ovos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências. Também haverá exposição sobre os animais peçonhentos encontrados no Distrito Federal, com orientações sobre o que a população deve fazer em caso de ataque.

Ação integrada

A operação conta com parceria do Detran, que, durante todo o expediente de imunização dos animais, fará a organização e o controle de tráfego no drive-thru, para que cães e gatos sejam vacinados contra raiva. As equipes da autarquia estarão no local desde a madrugada para implantar a sinalização e de prontidão a partir das 6h30 para organizar eventual fila.  

Serão duas equipes atuando de forma simultânea durante todo o evento, fazendo revezamento com outras duas equipes, com o objetivo de auxiliar na fluidez viária e garantir mais segurança aos transeuntes. A recomendação do Detran é que os frequentadores habituais do Parque da Cidade evitem utilizar o Estacionamento 13, destinado, nesse período, a quem for levar seus animais para a vacinação.  

*Com informações da Secretaria de Saúde e do Detran