04/10/2022 às 18:20, atualizado em 10/10/2022 às 17:11

Passarela subterrânea do metrô de Taguatinga já tem luz e piso tátil

Tetos foram pintados, sinalização foi colocada no piso e 30 luminárias estão instaladas na estrutura reconstruída sobre o túnel

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Brasília, 30 de setembro de 2022 – A passarela subterrânea que liga a Estação Taguatinga, na Praça do Relógio, ao lado sul da Avenida Principal entra em fase de acabamento para ser liberada à travessia de usuários. A passagem que existia no local foi reconstruída junto aos serviços feitos no Túnel de Taguatinga, maior obra viária urbana em execução no país, que vai transformar o trânsito da região e beneficiar milhares de pessoas que transitam entre Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Plano Piloto.

Com iluminação e piso concluídos, próxima etapa será a colocação de grelhas para escoamento da água | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”Processo de pintura eletrostática é considerado ecológico, pois não utiliza solvente” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta semana foi pintado o forro de gesso do teto e instaladas as 30 luminárias que darão claridade à travessia. Enquanto isso, foi fixado o piso tátil para sinalização de pessoas com deficiência. Na etapa seguinte, serão colocadas as grelhas para o escoamento da água quando houver limpeza do espaço. As paredes da travessia também receberam acabamento.

Na semana passada, as rampas de acesso à travessia foram impermeabilizadas e tiveram as grades e os corrimãos em aço carbono com pintura eletrostática. A estrutura tem previsão de ser liberada para os pedestres no início de outubro.

Dois profissionais cuidaram do acabamento dos corrimãos. A escolha da pintura eletrostática levou em conta sua alta resistência. Aplicada com uma pistola, a tinta recebe uma carga elétrica contrária à do material da superfície, o que garante maior fixação. O processo é considerado totalmente ecológico, já que não utiliza solvente.

Quando for entregue, a passarela subterrânea permitirá que pedestres atravessem da estação localizada na Praça do Relógio para o outro lado da Avenida Principal. “Vamos devolver a normalidade do centro de Taguatinga para os usuários do metrô”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira.

Passarela subterrânea do metrô de Taguatinga já tem luz e piso tátil