04/10/2022 às 08:18

Planaltina recebe Festa da Uva e do Vinho até o dia 7 de agosto

Evento dá visibilidade à aptidão do DF para o cultivo da fruta e para a fabricação dos produtos derivados

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 23 de julho de 2022 –
Até o dia 7 de agosto, a 2ª Festa da Uva e do Vinho de Brasília será realizada no Parque de Exposições de Planaltina. Os visitantes poderão apreciar a fruta in natura e seus derivados, como geleias, bolos, cucas, licores, doces a vinhos variados, além de queijos e embutidos. Para completar a programação, haverá o Salão das Flores – com 29 estandes oferecendo plantas e flores de produtores locais atendidos pela Emater-DF –, Salão do Artesanato, um pavilhão gastronômico e uma brinquedoteca.

[Olho texto=”“A Emater está apostando no crescimento da fruticultura no DF e, em especial, da uva. Essa fruta tem um valor agregado muito grande, que ainda nos coloca como rota turística para amantes de parreirais. Esse evento valoriza e mostra a importância do agro, da produção local e dos nossos produtores”” assinatura=”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Associação Cresce-DF é a instituição organizadora do evento, que conta com o apoio da Emater-DF, das secretarias de Agricultura (Seagri) e de Turismo (Setur), e da Administração Regional de Planaltina. A feira teve início no final de julho e, em agosto, será realizada do dia 3 até o dia 7, sempre das 10h às 22h.

“A Emater está apostando no crescimento da fruticultura no DF e, em especial, da uva. Essa fruta tem um valor agregado muito grande, que ainda nos coloca como rota turística para amantes de parreirais. Esse evento valoriza e mostra a importância do agro, da produção local e dos nossos produtores”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

O diretor de Produção da Associação Cresce-DF, João Paulo de Araújo, avalia que o evento se consolida no calendário de feiras da região. Além disso, é uma oportunidade de projetar a produção da fruta e dos vinhos na cidade e em todo o país.

“Há uns anos a produção de uva e de vinhos era desacreditada. Hoje, de acordo com dados da Emater-DF, produzimos vinhos coloniais e vinhos finos de inverno. Temos no DF 40 produtores que produzem, por ano, 270 toneladas da fruta, o que mostra a força dessa cadeia. Nesta edição, vamos mostrar essa potência com muita alegria, pois retornaremos com as atrações musicais na Uva Arena Music, que receberão shows do É o Tchan, Gabriel Gava, Naiara Azevedo e Léo Magalhães”, informa Araújo.

*Com informações da Emater-DF