04/10/2022 às 16:30

Plano de ação prepara o Distrito Federal para enfrentar as chuvas

Defesa Civil faz levantamento junto às administrações regionais de problemas que precisam ser corrigidos antes do período chuvoso

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 6 de setembro de 2022 – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não tem previsão de quando começam as chuvas no Distrito Federal, mas a Defesa Civil já prepara a capital federal para quando elas chegarem. De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e gerente de Gestão de Risco da Defesa Civil Ricardo Ulhoa, foi realizada uma reunião com os diretores de obras de todas as administrações regionais para fazer um levantamento nas cidades. “Ao longo do mês de setembro, vamos resolver os problemas apontados”, garantiu o Coronel.

“A Defesa Civil já tem um plano de ação, que será adaptado às situações deste ano, de acordo com as necessidades”, informou o gerente de Gestão de Risco. Nas ações preventivas de preparar a cidade para o período de chuvas, a Defesa Civil conta com o apoio de órgãos como a Novacap e o Corpo de Bombeiros.

Em Vicente Pires, já foram tomadas providências em construções que dificultavam o escoamento da água; outras ações estão ocorrendo para preparar a cidade para as chuvas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

De acordo com o coronel, em 2021, os maiores problemas ocorreram na Fercal, devido à existência de casas construídas em locais vulneráveis, e em Vicente Pires e Sol Nascente, onde muros impediam o escoamento da água, que acabava entrando nas casas.

De acordo com as administrações dessas regiões administrativas, os problemas causados pelos muros construídos de forma indevida, prejudicando a passagem da água, já foram solucionados. Segundo a assessoria da administração de Vicente Pires, havia construções no trecho 3 da cidade que dificultavam o escoamento da água, mas já foram realocadas. O administrador da cidade disse, ainda, que outras ações estão ocorrendo para preparar a cidade para as chuvas.

A administração do Sol Nascente também informou que questões relacionadas à dificuldade de escoamento foram solucionadas. “Estão sendo realizadas limpezas de bocas de lobo nos trechos 1 e 2. Já no trecho 3, em virtude de ainda não ter drenagem, serão efetuadas as obras de infraestrutura, a serem iniciadas ainda neste mês”, destacou o administrador substituto, Marcelo Pinheiro.

A administração do Plano Piloto informou que desde o início do ano está realizando a limpeza das bocas de lobo e das quadras residenciais e que agora está sendo realizada a limpeza das vias da cidade.