04/10/2022 às 17:24

População passa a ter acesso mais fácil a serviços digitais de trânsito

Quem tem o cadastro biométrico no portal do governo federal gov.br não precisa mais se cadastrar junto ao Detran-DF para usar as plataformas online da autarquia

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 20 de setembro de 2022 – Já é possível acessar os serviços digitais do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) com o cadastro do governo federal. Tanto no portal de serviços da autarquia quanto no aplicativo Detran Digital o cidadão pode escolher a opção “Entrar com gov.br”.

[Olho texto=”“É muito mais prático decorar apenas um login e uma senha ou ainda usar a biometria do celular”” assinatura=”Marcelo Portela, diretor-geral do Detran” esquerda_direita_centro=”direita”]

A opção foi disponibilizada de forma experimental no portal de serviços desde quarta-feira (14) e, em apenas um dia, foram contabilizados 14 mil acessos utilizando o cadastro do gov.br. A mesma funcionalidade foi disponibilizada no aplicativo Detran Digital nesta segunda-feira (19), facilitando o acesso do cidadão aos serviços que dependem de cadastro.

Tela do portal de serviços do Detran-DF com acesso possível a quem é cadastrado no gov.br | Foto: Divulgação/Detran

Desta forma, quem tem o cadastro biométrico no gov.br não precisa mais se cadastrar junto ao Detran-DF para usar as plataformas digitais da autarquia. Pessoas já cadastradas no Detran-DF podem optar entre utilizar esse cadastro ou o do gov.br na hora do acesso. Vale destacar que o acesso pelo gov.br só está disponível para pessoa física. Pessoas jurídicas, que utilizam o CNPJ, continuam acessando pelo login e senha cadastrados junto ao Detran-DF.

O acesso ao Portal de Serviços e ao aplicativo Detran Digital pelo gov.br é fruto de uma parceria do Detran-DF com a Secretaria de Governo Digital do Governo Federal. O Detran-DF é pioneiro entre os órgãos de governo local a implementar essa funcionalidade em seus acessos.

[Olho texto=”“Assim, ampliamos muito a quantidade de cidadãos aptos a acessarem as plataformas digitais do Detran-DF sem perder nada em relação à segurança dos dados e do patrimônio de nossos usuários”” assinatura=”Fábio Souza, diretor de Tecnologia da Informação do Detran” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Firmamos essa parceria para facilitar a vida do cidadão. Com o mesmo cadastro que ele já utiliza para acessar os serviços e benefícios do governo federal, agora vai poder acessar os serviços do Detran-DF. É muito mais prático decorar apenas um login e uma senha ou ainda usar a biometria do celular”, explica o diretor-geral do Detran, Marcelo Portela.

De acordo com o nível de segurança do cadastro gov.br – bronze, prata ou ouro – mais serviços estarão disponíveis ao cidadão. Quem tem acesso bronze pode acessar os serviços básicos, mas quem tem acesso prata ou ouro pode acessar praticamente todos os serviços digitais do Detran-DF e, em breve, a transferência de propriedade de veículos – a Transferência Eletrônica Inteligente (TEI) – estará disponível para quem tem acesso ouro.

“Aproveitamos o fato de que milhares de pessoas já são cadastradas para utilizar os serviços disponibilizados pelo governo federal e resolvemos abrir o acesso aos serviços digitais da autarquia utilizando a mesma conta. Assim, ampliamos muito a quantidade de cidadãos aptos a acessarem as plataformas digitais do Detran-DF sem perder nada em relação à segurança dos dados e do patrimônio de nossos usuários”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Souza.

*Com informações do Detran-DF