04/10/2022 às 13:14, atualizado em 06/10/2022 às 11:35

Projetos garantem moradia para 39.440 pessoas até o fim de 2022

O Morar Bem, programa executado pela Codhab, já entregou mais de 3.450 imóveis a moradores do DF desde 2019. O investimento nos 15 projetos que compõem o plano de moradia popular é de R$ 1,9 milhão

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 15 de agosto de 2022 – A merendeira Andréia da Silva Menezes tinha um sonho antigo. Casada há 16 anos, ela desejava ser dona do próprio imóvel. Ficou quase uma década morando de favor numa casa cedida pela mãe, onde precisava se apertar com o marido e a filha em dois cômodos diminutos. A falta de espaço incomodava e adiava, ano após ano, a vontade de engravidar novamente.

Andréia da Silva Menezes foi contemplada com um imóvel em Samambaia: “Minha situação mudou em 2020” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Minha situação mudou em 2020, quando fui contemplada pela Codhab [Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal] com um imóvel em Samambaia”, conta Andréia. “Hoje, aos 35 anos, tenho orgulho de dizer que sou proprietária de um apartamento de dois quartos. E posso oferecer todo o conforto necessário para a caçula da família, que vai nascer ainda em agosto.”

Assim como Andréia, muitos brasilienses sonham com um lar para chamar de seu. Mas esbarram no alto custo dos imóveis e em condições de pagamento inviáveis. A ajuda na conquista da tão desejada casa própria vem na forma de programa habitacional. O Morar Bem, executado pela Codhab, é o maior plano de moradias populares dos últimos 15 anos.

[Olho texto=”“A pessoa precisa ser maior de idade ou emancipada na forma da lei, morar no DF há pelo menos cinco anos e não ser proprietária de outro imóvel aqui”” assinatura=”Marcus Palomo, diretor imobiliário da companhia” esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa é composto por 15 projetos habitacionais – um total de 16.058 imóveis para mais de 64 mil pessoas – e está presente em seis regiões administrativas, todas com um grande número de famílias de baixa renda e poucas opções de moradias populares: Itapoã, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol.

Do início do programa, em 2019, até julho de 2022, 3.456 imóveis foram entregues a moradores de baixa renda do Distrito Federal. A previsão é de que mais 6.180 moradias fiquem prontas até o final de 2022. Outras 6.422 habitações já começaram a ser construídas e devem ser entregues, gradativamente, até 2024. No total, 39.440 pessoas terão sido beneficiadas até o fim desse período. O investimento total é de R$ 1.919.891.800,44.

Para participar dos sorteios da Codhab, é preciso atender aos critérios de cadastramento. “A pessoa precisa ser maior de idade ou emancipada na forma da lei, morar no DF há pelo menos cinco anos e não ser proprietária de outro imóvel aqui”, ressalta o diretor imobiliário da companhia, Marcus Palomo. “Além disso, a renda familiar não pode ultrapassar 12 salários mínimos.”

Arte: Agência Brasília

O pedido de inscrição deve ser feito pelo app Codhab (baixado na Google Store). Quem tiver alguma dificuldade pode comparecer a um dos 14 postos de atendimento da Codhab espalhados pelo DF em busca de ajuda. O endereço de cada um deles está no site da companhia. “Feito o pedido, o cidadão será convocado para entregar a documentação necessária”, aponta Palomo. “Se estiver tudo certo, a pessoa é considerada habilitada para participar dos sorteios.”

Feita a inscrição, é preciso ter o cuidado de manter as informações pessoais atualizadas no banco de dados da Codhab. Muitas pessoas trocam de telefone ou de endereço e não informam a mudança. O resultado é que algumas são sorteadas, mas o governo não consegue entrar em contato para avisar. “A companhia faz três chamamentos. Se o cidadão não comparecer, o imóvel vai para o próximo da fila”, informa.

Projetos garantem moradia para 39.440 pessoas até o fim de 2022