04/10/2022 às 17:02, atualizado em 10/10/2022 às 13:54

Reposicionada, faixa de pedestres amplia segurança na 615 Sul

Posição original da sinalização causava engarrafamentos na via L2. Ação foi realizada pelo GDF Presente, em parceria com o Detran

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes


Brasília, 15 de setembro de 2022 –
O programa GDF Presente e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) mudaram de posição uma faixa de pedestres com semáforo na quadra 615 Sul, na L2 Sul, nesta quarta-feira (14). Na posição original, a sinalização causava congestionamentos nos estabelecimentos próximos e na própria via pública.

Nova posição da faixa de pedestres e do semáforo na 615 Sul vai proporcionar um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres | Fotos: Divulgação GDF Presente

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Pedro Paulo Barbosa, a faixa estava bem em frente ao estacionamento interno de um colégio particular e ao lado da saída de uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Também ficava sobre o recuo para desaceleração de um retorno. Com isso, tanto pedestres quanto motoristas eram prejudicados.

[Olho texto=”“Era um transtorno muito grande. Trabalhamos para que as crianças e os adolescentes possam sair com segurança da escola e que os condutores tenham mais conforto ao dirigir na via”” assinatura=”Alexandre César, coordenador do Polo Central do programa” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A faixa parava, ao mesmo tempo, o trânsito da L2 Sul e o trânsito do estacionamento da escola. Era um problema que refletia na vida de todos”, afirma Barbosa. “A mudança otimizou a passagem dos veículos e manteve a segurança das pessoas”, completa.

Com o reposicionamento, será necessário construir uma calçada interligando a nova sinalização e a outra, localizada na faixa de sentido oposto, que não sofreu alterações. “Será uma calçada, dentro do canteiro, para a passagem dos pedestres entre as duas vias, com mais acessibilidade”, explica o Barbosa. A construção deve ocorrer ainda neste mês.

O coordenador do Polo Central do programa, Alexandre César, responsável pelos reparos na infraestrutura do Plano Piloto, afirma que já foram registrados acidentes na área, como colisões entre carros e motos. “Era um transtorno muito grande. Trabalhamos para que as crianças e os adolescentes possam sair com segurança da escola e que os condutores tenham mais conforto ao dirigir na via”, pontua ele.

Antiga faixa, agora desativada, ficava bem em frente ao estacionamento interno de um colégio particular e sobre o recuo de um retorno

A cabeleireira Eliete Viana, 48 anos, comanda um salão de beleza na 615 sul, próximo ao ponto original da faixa de pedestres, e comenta que evita sair do trabalho em horário de pico, ciente do engarrafamento a ser enfrentado. Com a mudança, ela acredita que o movimento será mais fluido e seguro.

“De manhã cedo, no horário de almoço e no final da tarde, não dava para passar por lá pelo tanto de carro querendo passar. Agora, fica muito melhor, com certeza”, conclui Eliete.

Participe

Pedidos de melhorias e mudanças na infraestrutura das cidades podem ser feitos por meio da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF), no site ou pelo número 162, e diretamente com as administrações regionais.

Reposicionada, faixa de pedestres amplia segurança na 615 Sul