04/10/2022 às 15:20

Riacho Fundo ganhará unidade do Na Hora reformada

Atendimento no posto, durante a obra, é realizado na administração regional; no total, R$ 83 milhões foram destinados para a reforma de todas as unidades do Na Hora, o pagamento de funcionários e a compra de equipamentos, entre outros

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 23 de agosto de 2022 – Salas confortáveis, luz natural e espaço dedicado ao bem-estar do servidor. Essas serão as novas instalações do novo posto do Na Hora localizado no shopping Riacho Mall, no Riacho Fundo. A reforma, com duração de três meses, está na fase final. O funcionamento, durante o período de obras, ocorre na Administração Regional do Riacho Fundo.

Na Hora do Shopping Riacho Mall passa por reforma para proporcionar melhor atendimento ao público e instalações mais confortáveis aos servidores | Fotos: Renato Araújo / Agência Brasília

Além do Na Hora do Riacho Fundo, está sendo reformada a unidade do Gama e, em seguida, será a vez de Taguatinga. Em 2021, foram concluídas duas reformas em outra unidades: a da Rodoviária, em outubro, e a de Brazlândia em dezembro. Em janeiro deste ano, foi entregue o Na Hora de Sobradinho e, em maio, o de Ceilândia.

Os trabalhos estão sendo executados com recursos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Ao todo, R$ 83 milhões foram destinados para a reforma dos espaços físicos das unidades de atendimento (reformulação dos layouts e remodelagem da identidade visual, instalação de aparelhos de ar-condicionado, mobiliário e divisórias), o pagamento dos funcionários (recepção, triagem, entre outros) e disponibilização de equipamentos, insumos e serviços necessários a operação, manutenção, recepção, triagem e apoio à gestão das unidades do Na Hora.

O secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, antecipa: “A Sejus vai reformar todas as unidades do Na Hora, levando mais conforto, acessibilidade, agilidade e excelência nos serviços oferecidos aos cidadãos”.

Ao ser informada sobre a reforma do Na Hora, Arlene Oliveira foi à administração regional fazer a identidade da filha: “Gosto do Na Hora”

A moradora Arlene Oliveira procurou o Na Hora do Riacho Mall para fazer a cédula de identidade da filha. Ao ser informada sobre a reforma, ela se dirigiu à administração regional. “Gosto do Na Hora, prefiro fazer a identidade aqui do que nas delegacias, onde também poderia ir”, afirmou.

A chefe do Núcleo de Relacionamento com o Usuário e o Servidor do Na Hora, Joselene Costa, destacou que o atendimento nas unidades ocorre por demanda espontânea e por agendamento. Segundo ela, os serviços mais procurados são os referentes a fornecimento de energia elétrica, de água e de emissão de identidade. “Alguns serviços podem ser feitos em outros lugares, como Cadastro Único, cadastro para visitar familiares presos e confecção de cédula de identidade, mas muitas vezes as pessoas preferem as agências do Na Hora. Elas sentem-se acolhidas aqui”, destacou Joselene.

Amanda Vitória, 18 anos, foi com a filha ao Na Hora na administração regional para se inscrever no Cadastro Único

Uma das pessoas que procurou o Na Hora na administração para fazer o Cadastro Único, em vez de se dirigir ao Centro de Atendimento ao Cidadão (Cras), foi Amanda Vitória, 18 anos. Mãe de uma menina de 2 anos, ela não consegue trabalhar e cuidar da filha e, por isso, buscava auxílio do governo. “Foi mais fácil fazer o cadastro aqui”, disse a moradora de Santa Maria.

Chefe do Núcleo de Relacionamento com o Usuário e o Servidor do Na Hora, Joselene Costa afirma que a reforma foi pensada também para o servidor

Joselene destacou que a reforma do Na Hora no Shopping Riacho Mall foi pensada para atender também as necessidades do servidor, o que é uma conquista dos 120 trabalhadores do local, que agora ganharam uma sala de descompressão – local de descanso no intervalo do almoço, por exemplo. “Toda melhoria para o servidor refletirá no atendimento”, afirmou Joselene.

Chefe do Núcleo Operacional do Na Hora, Francisco Wesley Barros destacou que a reforma possibilitará um atendimento mais eficiente ao cidadão

O chefe do Núcleo Operacional do Na Hora, Francisco Wesley Barros, que acompanha a reforma do equipamento público, destacou algumas mudanças no novo espaço, que possibilitarão um atendimento mais eficiente ao cidadão. “Antes, os diversos atendimentos eram separados por baias; agora existem divisórias. O balcão de atendimento também está melhor, dispõe de mais espaço. Isso possibilita um atendimento de mais qualidade, com mais atenção ao usuário”, avaliou.