04/10/2022 às 12:50, atualizado em 05/10/2022 às 09:58

Selecionada associação para executar projeto de intercâmbio cultural

Com recursos de R$ 1 milhão, organização escolhida será responsável pela promoção de trabalhos que tenham como foco a diversidade da cultura no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto


Brasília, 11 de agosto de 2022
– Na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a  Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou o resultado final do edital nº 13/2022, que selecionou a Associação de Educação, Esporte, Cultura e Economia Criativa (Aecec) para executar as ações do projeto Capital Ibero-americana das Culturas (CIC 2022).

Eixo Cultural Ibero-americano, no Plano Piloto, será o local da maioria das ações culturais | Foto: Hugo LIra/Secec

Com recurso total de R$ 1 milhão, a organização da sociedade civil (OSC) vencedora do chamamento público será responsável por ofertar programação cultural alinhada com a diversidade das identidades culturais presentes na cidade, promover o intercâmbio cultural entre os artistas e entidades dos países da Ibero-américa, executar atividades formativas e dar visibilidade a manifestações culturais do DF que sejam reconhecidas como patrimônios imateriais locais, brasileiros ou da humanidade.

A comissão de seleção levou em conta requisitos como metodologia de gestão de recursos e captação, programação das atividades, estratégia de mobilização e estimativa de público, plano de comunicação e divulgação, plano de cidadania e diversidade cultural e plano técnico de desconcentração territorial das atividades.

O edital prevê que a maior parte das ações seja realizada nos ambientes internos e externos do Eixo Cultural Ibero-americano, no Plano Piloto. As atividades complementares poderão ser executadas nos espaços culturais geridos pela Secec e nas demais regiões administrativas do DF.

Projeto CIC 2022

Em 2022, Brasília ostenta o título de Capital Ibero-americana das Culturas, oferecido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (Ucci), rede à qual a capital federal é filiada. A Secec lançou a candidatura da cidade em 2019 e, desde então, vem trabalhando em coordenação com o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) para promover políticas públicas e eventos que fortaleçam a identidade ibero-americana.

Acesse aqui  o resultado do edital.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa