04/10/2022 às 18:00, atualizado em 10/10/2022 às 15:52

Tapumes são retirados para liberação de via marginal do Túnel de Taguatinga

Pista que passa à margem do túnel, no sentido Ceilândia-Plano Piloto, recebe meios-fios, 56 bocas de lobo e pavimentação para circulação de veículos nos próximos dias

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Brasília, 27 de setembro de 2022 – Começa nesta quarta-feira (28) a retirada dos tapumes que isolam o Túnel de Taguatinga do comércio da Avenida Principal, no lado sul da via. Com isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) se prepara para liberar ao trânsito de veículos, nos próximos dias, a pista marginal no sentido Ceilândia-Plano Piloto. O túnel é a maior obra viária urbana em construção no país.

A pista com 550 metros de comprimento está recebendo os meios-fios, a instalação de 56 bocas de lobo e pavimentação | Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Nesta semana, estão sendo colocados meios-fios nos dois lados da pista de 550 metros de comprimento, além da instalação de 56 bocas de lobo e da pavimentação. Com isso, os veículos vindos da Samdu não vão mais precisar dar a volta pelo centro de Taguatinga para acessar a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) enquanto o túnel está sendo construído.

O lado sul da via, no sentido Ceilândia-Plano Piloto, será liberado para o trânsito nos próximos dias

“Com a retirada dos tapumes, serão colocados cerquites [telas de proteção] para preservar a segurança da obra e impedir a travessia de pedestres”, explica um dos engenheiros responsáveis pela execução do projeto de construção do túnel, André Borges.

As marginais sul e norte do Túnel de Taguatinga ladeiam o boulevard que ocupa a parte superior da passagem subterrânea. Com duas faixas de rolamento em cada lado, as pistas ficarão paralelas à via criada exclusivamente para o BRT.

Tapumes são retirados para liberação de via marginal do Túnel de Taguatinga