04/10/2022 às 17:58, atualizado em 06/10/2022 às 09:15

Zoo de Brasília recebe fêmea de ariranha, maior espécie de lontra do mundo

O animal veio do Aquário de São Paulo e foi transportado gratuitamente pela Latam Cargo, por meio do programa Avião Solidário

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 26 de setembro de 2022 – Na última sexta-feira (23), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu uma fêmea de ariranha (Pteronura brasiliensis) de oito anos que estava no Aquário de São Paulo, onde foi apelidada de Saráe. A espécie foi transportada gratuitamente pela Latam Cargo, por meio do programa Avião Solidário. Ao desembarcar no aeroporto da capital federal, foi recebida pela equipe de fauna do Aeroporto de Brasília e técnicos do Zoo na área de animais vivos do Terminal de Cargas.

A ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é a maior espécie de lontra do mundo e ocorre apenas na América do Sul. No Brasil é encontrada na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, sendo que nessa última é considerada criticamente ameaçada de extinção. Foi muito caçada por causa da comercialização de sua pele e sofre com a perda de habitat e superexploração da pesca, já que o peixe é seu principal alimento.

A recém-chegada ariranha fêmea Saráe vem fazer companhia a Macau, que está no Zoo de Brasília desde 2019 | Foto: Welington Coelho/Zoo de Brasília

A Associação de Zoológicos do Brasil (Azab) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conjuntamente com vários zoológicos e aquários brasileiros, estabeleceram como meta manejar a espécie de forma organizada, buscando manter a variabilidade genética e a qualidade demográfica dessa espécie em cativeiro, para de fato contribuir com a conservação de sua espécie.

O objetivo do Zoo é juntar a Saráe ao Macau, macho da mesma espécie, que já está sob os cuidados da FJZB desde 2019. “O Zoológico de Brasília é o maior reprodutor da espécie no Brasil e um dos maiores do mundo, sendo referência no manejo e cuidado desta espécie. A ideia é que possa continuar contribuindo para que esses animais não desapareçam na natureza”, disse o diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

Avião Solidário

O Programa Avião Solidário da Latam foi criado em 2011 para colocar à disposição da sociedade, de forma gratuita, o transporte de pessoas, cargas e animais em situações de desastres naturais, preservação ambiental e questões de saúde. Nos últimos 10 anos, mais de 130 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa, que teve grande destaque no transporte de vacinas na luta contra a pandemia de covid-19. Somente a Latam transportou gratuitamente 270 milhões de doses, sendo responsável por 65% de todo o transporte dos imunizantes pelo modal aéreo.

*Com informações do Zoológico de Brasília