05/10/2022 às 20:09

Testagem e vacinação ainda são fortes aliados contra a covid-19

DF registra recuo em número de casos, mas especialistas alertam para cuidados, como manter a caderneta atualizada com o registro das doses tomadas contra a doença

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Desde o dia 4 de julho, o Distrito Federal apresenta um recuo no número de casos de covid-19. De lá pra cá, o Índice de Transmissibilidade (RT) tem se mantido abaixo de 1, o que significa uma redução no número de novas infecções.

Os brasilienses podem procurar uma das 90 unidades de saúde do Distrito Federal para se vacinar de segunda a sexta-feira | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Porém, para manter o controle da doença, é importante estar alerta para a testagem e a vacinação. “Considerando que não há novas variantes de covid-19 circulando no Brasil, há baixo número de casos hospitalizados e também de óbitos no Distrito Federal, deve-se destacar e reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação contra a covid-19 atualizada”, ressalta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos. O número de casos ativos da doença nesta quarta-feira (5) está em 297, com 52 novos registrados em 24 horas.

De acordo com o epidemiologista, o índice RT tem se aproximado de 1 porque o cenário da covid-19 está perto de uma estabilidade, em um patamar de baixo número de casos. Porém, é relevante que pessoas com sintomas suspeitos façam a testagem para que a vigilância epidemiológica tenha dados atualizados.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, Fernando Erick Damasceno Moreira, informa que as Unidades Básicas de Saúde têm testes disponíveis para pacientes com suspeita da doença. “É feita uma avaliação caso a caso dos pacientes”, explica.

[Olho texto=”“A vacinação é a mais importante defesa que temos contra a covid-19 e há a indicação de reforço para todas as pessoas com mais de 12 anos, além de um segundo reforço para quem tem pelo menos 40 anos”” assinatura=” Fernando Erick Damasceno Moreira, coordenador da Atenção Primária à Saúde do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para localizar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, basta acessar o Busca Saúde.

Um milhão com vacina atrasada

Mais de 1 milhão de moradores do Distrito Federal estão com a vacina contra a covid-19 atrasada. A principal ausência é para a dose de reforço: pouco mais de 89% da população acima dos três anos já iniciou o esquema vacinal e 84% receberam a segunda dose ou dose única. Porém, a cobertura do reforço está em 54%. “A vacinação é a mais importante defesa que temos contra a covid-19 e há a indicação de reforço para todas as pessoas com mais de 12 anos, além de um segundo reforço para quem tem pelo menos 40 anos”, detalha Fernando Erick Damasceno Moreira.

Mais de 90 unidades de saúde do Distrito Federal fazem a vacinação contra a covid-19 de segunda a sexta-feira, nos dias úteis. Também há ações aos sábados e atividades de vacinação itinerante, com os carros da vacina. A lista completa dos locais está atualizada em https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF