08/10/2022 às 12:26

Conheça a beleza dos mais variados templos e espaços religiosos

Com natureza mística, Brasília oferece diversidade de locais dedicados à fé

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A visita a templos e espaços religiosos é uma boa alternativa aos “rolês” pelos monumentos e parques da capital. Com uma ampla diversidade religiosa no Distrito Federal, há opções variadas para contemplar os locais e renovar a fé. Templos de rara beleza, como o budista, na Asa Sul, e uma mesquita na Asa Norte são dicas de proveitosos passeios.

Templo da Boa Vontade é considerado o espaço mais ecumênico da capital federal | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Uma passada pela Prainha dos Orixás, no Setor de Clubes Sul, também é recomendada. O local, muito frequentado pelos fiéis da umbanda e do candomblé, fica às margens do Lago Paranoá e abriga 16 esculturas de divindades africanas – os orixás. Oferendas são deixadas diariamente nas estátuas, que ficam em local público e de acesso livre.

“Temos aqui monumentos religiosos belíssimos”, resume o subsecretário de Assuntos Constitucionais, Kildare Meira. “Acredito que é uma oportunidade de conhecer culturas diversas, ter uma visão de Deus diferente e estimular nos mais novos esse conceito da tolerância religiosa, do respeito aos outros credos”.

O Templo da Boa Vontade (TBV), no final da Asa Sul, é o ponto mais ecumênico da capital. Sua nave, aberta 24 horas por dia, é um lugar muito procurado por brasilienses e turistas. Ali dentro, os visitantes fazem uma caminhada em espiral, professam sua fé e buscam um momento de energização espiritual. Construído em 1989, conta ainda com espaços para meditação, biblioteca, uma fonte de água natural e imensa variedade de cristais à venda. O acesso é gratuito.

Prainha dos Orixás

É um momento de “pura paz”, segundo a pedagoga Danielle do Prado, 56, que levou quatro familiares do Paraná para conhecer o monumento em formato de pirâmide. “Por que não celebrar a fé também nas férias, né?”, afirma. “Acho que são espaços muito lindos para se conhecer e rezar. Quero levá-los também à igreja Dom Bosco e a Igrejinha de Fátima. Independentemente da religião de cada um, são lugares privilegiados aqui em Brasília”. 

Cidade mística

Mesquita do Centro Islâmico

“Brasília já nasceu com esse misticismo, com essa religiosidade”, exalta o secretário-executivo de Turismo, Gustavo Assis. “Basta lembrar da missa na Praça do Cruzeiro, celebrada antes da inauguração da cidade, em 1957. Então, não importa se a pessoa é católica, evangélica ou budista: a capital tem muitos locais para os fiéis e atrações para todos os gostos.”

Templo Budista, na Asa Sul

No fim da Asa Norte, um belo conjunto de prédios brancos é a sede da Mesquita do Centro Islâmico do Distrito Federal. A visita é uma aula sobre a cultura e a tradição muçulmanas. Todas as sextas-feiras, às 13h15, é feita a oração pública, aberta a todos os visitantes e com tradução para o nosso idioma.

Confira, abaixo, um roteiro de turismo religioso no DF.

Arte: Agência Brasília

Conheça a beleza dos mais variados templos e espaços religiosos