10/10/2022 às 15:06, atualizado em 11/10/2022 às 12:13

Praça do Relógio fica mais limpa e acessível

Trabalhos do GDF Presente envolvem a recuperação do piso de pedras portuguesas e reforma dos bancos, entre outras intervenções

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Equipes do programa GDF Presente começaram a dar uma arrumação geral na Praça do Relógio – símbolo de Taguatinga. Os cuidados antecedem a reforma do local, que passará por uma total reurbanização, a partir de um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Administração Regional de Taguatinga. A transformação acompanhará a construção do túnel da cidade.

A reforma do piso de pedras portuguesas é um dos destaques do trabalho | Fotos: GDF Presente

O piso feito de pedras portuguesas vem sendo reformado – as peças soltas estão sendo assentadas novamente, enquanto outras são repostas com um pequeno estoque disponível na administração. Trata-se de uma estrutura antiga que passou por desgaste ao longo de décadas. Além disso, os bancos e muretas estão sendo pintados e ganham novo visual nas cores azul e verde.

[Olho texto=”Equipes também trabalham no conserto de um dos motores do relógio da praça, para que o equipamento volte a funcionar” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Frequentador do espaço público, o líder comunitário taguatinguense João Batista Sobrinho, 50, elogia a ação. “É um local de encontro dos moradores, do pessoal que pega o metrô e trabalha no comércio”, aponta. “Não faz sentido deixar o piso todo quebrado. Vai melhorar, com certeza”.

Sobre o relógio que dá nome à praça, o administrador regional, Ezequias Pereira, afirma: “Nos últimos anos, um dos motores do relógio queimou. Estamos definindo como será o conserto dessa peça para que ele volte a funcionar. Nosso objetivo é manter a praça em ordem até que venha a reforma geral”. O gestor lembra que a Praça do Relógio vem sendo alvo constante de vandalismo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcacer, informa que participam dessas obras quatro reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), com o apoio de um caminhão e um motorista. A previsão é que essa operação dure em torno de uma semana.

Na QNM 38, em Taguatinga Norte, o pavimento asfáltico foi recuperado

Ainda no âmbito das ações do GDF presente, outro serviço vem ganhando destaque na região. Em Taguatinga Norte, com o apoio da Novacap, foi executada a recuperação do pavimento asfáltico da quadra QNM 38, Conjunto I. Para esse trabalho, cerca de 10 toneladas de massa asfáltica foram usadas na localidade.

Praça do Relógio fica mais limpa e acessível