10/10/2022 às 17:07, atualizado em 11/10/2022 às 08:22

Rede de saúde conta com R$ 35 milhões para novos computadores

Aquisição de 7.569 equipamentos visa à modernização e à integração dos sistemas de comunicação entre as unidades; primeiros aparelhos chegaram nesta segunda (10)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Mais da metade dos computadores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai ser substituída por novas máquinas até o fim do ano. Para isso, foram adquiridos 7.569 equipamentos para as unidades de saúde da linha de frente, como unidades básicas de saúde, hospitais, policlínicas e centros de atenção psicossocial. Os primeiros computadores chegaram hoje (10). O Governo do Distrito Federal investiu R$ 35,6 milhões na ação.

“Estamos trabalhando para renovar todo nosso parque tecnológico. A compra desses computadores é o primeiro passo para a modernização e integração dos sistemas de comunicação das unidades”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com o coordenador especial de Tecnologia de Informação em Saúde, Aluízio Stremel, os novos computadores vão facilitar o acesso a sistemas utilizados no atendimento à população, como os de registro de procedimentos e acesso a prontuários. “Com processadores melhores e softwares atualizados, haverá ganho de estabilidade e agilidade”, prevê.

Com o investimento, o percentual de computadores atualizados passará de 60%. O setor de tecnologia da informação também trabalha para realizar upgrades em máquinas antigas: “Nos últimos 90 dias, reintegramos 380 computadores”, revela o coordenador.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com aproximadamente 15 mil computadores espalhados entre as unidades de atendimento ao público, vigilância sanitária, administração central, laboratórios e Samu, entre outras unidades. Pouco mais de mil máquinas são classificadas como modernas.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF