11/10/2022 às 14:52

Espaço Cultural Renato Russo terá programação infantil nesta quarta (12)

Criançada poderá participar de espetáculos de teatro, oficinas de desenho e percussão, bate-papos e contação de histórias. Entrada é gratuita

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O Espaço Cultural Renato Russo promove nesta quarta-feira (12), feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças, uma programação especial para o público infantil. Com entrada gratuita, a criançada poderá aproveitar as atividades culturais, das 10h às 19h, com espetáculos de teatro, oficinas de desenho e percussão, bate-papos e contação de histórias.

[Olho texto=”“Essa série de atividades especiais para o Dia das Crianças reforça a nossa missão, estimulando a formação de público e aproximando as crianças do fazer cultural e das tradições da nossa cidade. E, claro, reunindo as famílias para um dia de muita alegria, aprendizado e diversão”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

O evento é proposto pelo Instituto Janelas da Arte, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). O II Festival Casa de Fita e o Festival Horizonte de Histórias, ambos realizados com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), são parceiros na composição da lista de atrativos do evento.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, o espaço é, por princípio, um lugar fundamental na formação da identidade artística do DF. “Essa série de atividades especiais para o Dia das Crianças reforça a nossa missão, estimulando a formação de público e aproximando as crianças do fazer cultural e das tradições da nossa cidade. E, claro, reunindo as famílias para um dia de muita alegria, aprendizado e diversão”, ressalta.

A presidente do Instituto Janelas da Arte, Cássia Lemes, acrescenta que as atrações visam incluir o público infantil no fazer artístico. “Nosso objetivo é fomentar o Espaço Cultural Renato Russo, mostrando que também há atividades infantis para criar a cultura, com os pais, de trazerem as crianças para usufruírem do espaço”, afirma.

A programação gratuita, das 10h às 19h, inclui o II Festival Casa de Fita, com produções teatrais, e o Festival Horizonte de Histórias, com sessões de contos, oficinas e bate-papos | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Situado na 508 Sul, o espaço foi reinaugurado em junho de 2018, após passar por uma reforma completa com investimento de R$ 6,2 milhões, e abrange salas, galerias e teatros ideais para receber apresentações artísticas e culturais de diferentes linguagens.

Programação

Entre tantas brincadeiras e estímulos criativos, o que não vai faltar no dia 12 de outubro, certamente, é diversão para a criançada. O II Festival Casa de Fita apresenta as produções teatrais Bumba Maria Meu Boi, Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido, O Bando Matilha Capoeira e Abre Alas: Concerto a Doidivana e O Auto Estrelado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos idealizadores do festival e capitão do Grupo Seu Estrelo, Tico Magalhães, afirma que as produções abordam tradições brasileiras com um olhar sobre a comunidade local. “Quando vemos o que nos permeia, o que está ao redor, quando brincamos e trazemos esse olhar para a própria comunidade, isso de alguma forma se torna muito universal, se juntando a várias outras brincadeiras da cultura popular brasileira, como palhaçaria, o mamulengo, o bumba meu boi, a capoeira”, afirma.

O Festival Horizonte de Histórias levará as crianças para novos mundos e perspectivas culturais por meio de sessões de contos, oficinas e bate-papos. Em fevereiro de 2021, o festival conquistou 2,4 mil visualizações com  24 vídeos gravados no Teatro Verônica Moreno do Complexo Cultural Samambaia (CCS). Atualmente, graças aos recursos do FAC, pode levar o projeto para as ruas e palcos do DF.

“É gratificante e muito feliz poder voltar ao teatro, receber o público e encantar as pessoas. Estávamos com saudade de fazer isso. Tivemos respostas muito positivas na internet e, agora, conseguiremos ouvir diretamente deles o que acham, o que mais gostam no festival”, celebra o diretor-presidente do Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, Jones Abreu Schneider, instituição que idealizou o Festival Horizonte de Histórias ao lado do Grupo Paepalanthus.

Programação
10h – Cláudio Lopes e As Amoras – Contação de histórias e oficina de desenho para Primeira Infância – 3 a 7 anos
Local: Gibiteca

10h – Bumba Maria Meu Boi – II Festival Casa de Fita
Local: Sala Multiuso

11h – O Bando Matilha Capoeira – II Festival Casa de Fita
Local: Sala Multiuso

11h – Vou Ver Novela na Casa da Vovó (primeira sessão)
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

12h às 14h – Ateliê livre para desenho e pintura
Local: Galpão das artes

14h – Oficina de Percussão para Crianças
Local: Sala Multiuso

15h – Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido – II Festival Casa de Fita
Local: Teatro de Bolso

16h às 18h – Festival Horizonte de Histórias

16h – Ser Diferente é Normal (Grupo Paepalanthus)
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

17h – Lançamento do livro Gente Diferente e Interessante, de Rosa Costa, com bate-papo com a autora
Local: Teatro de Bolso

18h – Bate-papo: Contação de histórias inclusivas, com narrativas e personagens que representam pessoas com deficiência, minorias LGBTQIAPN+ e povos tradicionais. Mediadora: Sissy Faveri. Debatedoras: Mei Mei Bastos e Rose Costa
Local: Teatro de Bolso

17h – Oficina de Vídeos e Gifs – para crianças de 9 a 14 anos
Local: Teatro de Bolso

18h – Vou Ver Novela na Casa da Vovó (segunda sessão)
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

18h – Abre Alas: Concerto a Doidivana – II Festival Casa de Fita
Local: Sala Multiuso

19h – O Auto Estrelado
Local: Sala Multiuso

Mais informações estão disponíveis no site do Espaço Cultural Renato Russo.