11/10/2022 às 20:13

Financiamento de R$ 11 milhões garante ligação Guará II/Núcleo Bandeirante

Com a anuência da Caixa Econômica, governo pode elaborar o edital e o termo de referência para a licitação da obra. Serão gerados 150 empregos na construção da via entre as duas cidades

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Esperado há muitos anos, o sistema de ligação viária entre o Guará II e o Núcleo Bandeirante teve o financiamento autorizado pela Caixa Econômica Federal. O banco é responsável pela liberação do recurso de R$ 11.761.308,60, vindo de emendas parlamentares da bancada do Distrito Federal. A anuência permite que o Governo do Distrito Federal possa elaborar o edital e o termo de referência para licitar a obra.

Elaborado pela Secretaria de Obras, o projeto do sistema viário foi aprovado pela Seduh por meio de portaria já publicada no Diário Oficial do DF | Imagens: Secretaria de Obras

O projeto prevê a duplicação de trecho de 1.680 metros, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada por sentido – da ponte sobre o Córrego Vicente Pires à rotatória de acesso à DF-079 –; a construção de mais uma ponte sobre o córrego Vicente Pires e de calçadas com 2 metros de largura; e a implantação de ciclovia no canteiro central. A expectativa é que os trabalhos possam ser iniciados após o término do período chuvoso no DF, gerando 150 empregos.

[Olho texto=” “Essas cidades cresceram e essa ligação é muito importante para a redução do engarrafamento e para facilitar o tráfego das pessoas que precisam se deslocar entre as duas”” assinatura=”José Humberto Pires, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com muito empenho e dedicação da equipe técnica da Secretaria de Obras, vamos tirar mais essa obra do papel e torná-la realidade. O governador Ibaneis nos pediu prioridade e assim fizemos. O processo de aprovação do financiamento pela Caixa foi longo e detalhado. Agradecemos essa parceria que tem trazido muitas obras importantes para o DF”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

A ligação entre as cidades vai beneficiar os moradores que precisam transitar entre as regiões administrativas, diminuindo o trânsito. “Essas cidades cresceram e essa ligação é muito importante para a redução do engarrafamento e para facilitar o tráfego das pessoas que precisam se deslocar entre as duas cidades. Será mais uma realização do governo Ibaneis naquela região importantíssima de Brasília”, admite o secretário de Governo, José Humberto Pires.

A ligação entre as cidades vai beneficiar os moradores que precisam transitar entre as regiões administrativas, diminuindo o trânsito

Segurança e mobilidade

O administrador regional do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira, destaca que a obra na conexão entre as regiões vai dar mais segurança e mobilidade aos mais de 10 mil motoristas que passam diariamente pela ligação, atualmente em condições precárias.

“É de extrema importância para essas cidades irmãs. Atualmente, é uma via de condições precárias, tanto a pavimentação quanto a sinalização. É um trecho perigoso e de constante acidente”, revela. De acordo com o administrador, o projeto vai tornar o trajeto mais confortável e seguro.

Para o administrador regional do Guará, Roberto Nobre, a obra trará muitos benefícios aos motoristas que transitam entre as regiões. “A ligação viária entre o Guará e o Núcleo Bandeirante é mais uma importante conquista para a população que o governo Ibaneis Rocha proporciona.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Será mais comodidade e segurança aos moradores, que usufruirão de pistas bem sinalizadas, pavimentadas, além de ciclovias e calçadas. Estamos conseguindo elevar a qualidade de vida do morador guaraense”, acrescenta o administrador.

Elaborado pela Secretaria de Obras, o projeto do sistema viário foi aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) por meio da Portaria nº 101, publicada em 3 de novembro de 2021 no Diário Oficial do Distrito Federal.