11/10/2022 às 20:39

Hospital Regional do Guará ganha nova brinquedoteca

Criançada internada fez a festa, nesta terça-feira (11), com presentes, lanche e personagens especiais para celebrar o Dia das Crianças

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A recreação promovida na ala de Pediatria do HRGu deixou os internos alegres com as celebrações pelo Dia das Crianças | Fotos: Tony Winston / Agência Saúde-DF

A alegria de uma criança não se apaga nem mesmo diante de uma internação. Pensando nisso, a superintendência da Região Centro-Sul de Saúde organizou, nesta terça-feira (11), uma pequena recreação na ala de Pediatria do Hospital Regional do Guará (HRGu) para celebrar o Dia das Crianças. A presença de várias princesas, abertura da brinquedoteca, entrega de presentes e um lanche especial fizeram a festa dos pequenos que estão internados.

“Eu fiquei muito feliz com essa surpresa. Achei muito legal ter essas princesas e gostei ainda mais de receber presente, mesmo estando internado”, disse com empolgação o pequeno Nicolas Brito, 8 anos, internado há uma semana por conta da dengue.

Internado com dengue, Nicolas Brito, 8 anos, tem a companhia da mãe, Alais da Silva: “Por mais simples que seja, as crianças se animam, se distraem e ficam felizes em ter momentos assim. Nicolas amou saber que poderá ir pra brinquedoteca um pouquinho”

A mãe dele, Alais da Silva, ficou muito satisfeita com a ação de Dia das Crianças, pois a data não passou em branco. “Por mais simples que seja, as crianças se animam, se distraem e ficam felizes em ter momentos assim. Nicolas amou saber que poderá ir pra brinquedoteca um pouquinho”, afirmou.

Glaucione Ferreira, mãe de Daniel Ferreira, 8 anos, adorou a iniciativa dos profissionais do HRGu. Segundo ela, a internação de uma criança é sempre dolorosa, um momento triste, principalmente próximo a datas especiais, em que o esperado é passar o dia com a família e os amiguinhos. “Eu não esperava ter um dia tão legal, uma comemoração pelo Dia das Crianças e ainda ganhar presente. Gostei muito”, relatou Daniel, internado há três dias com sinusite.

Daniel Ferreira, 8 anos, internado há três dias com sinusite, ficou surpreso: “Eu não esperava ter um dia tão legal, uma comemoração pelo Dia das Crianças e ainda ganhar presente. Gostei muito”

Durante a recreação houve música, lanche especial para as crianças (preparado pela equipe de nutrição), além de entrega de presentes e guloseimas. A equipe de enfermagem estava fantasiada, levando um ambiente mais lúdico para os pacientes. As mães também confraternizaram com a equipe. Além disso, as crianças ficaram muito animadas com a brinquedoteca, montada com brinquedos doados.

“Reabrimos este espaço para as crianças internadas, pois a Pediatria do HRGu ficou fechada por dois anos devido à pandemia. Retomamos com a especialidade e agora estamos devolvendo uma brinquedoteca. Um lugar de alegria, acolhimento e brincadeira para estes pacientes tão especiais”, explica a superintendente da Região Centro-Sul, Michelle Lopes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a diretora do HRGu, Roshni Babulal, levar o lúdico para o ambiente hospitalar é muito importante, pois auxilia na recuperação das crianças e melhora o tempo de internação.

“Buscamos humanizar ao máximo o atendimento, principalmente na Pediatria, porque é um momento muito difícil para as crianças. Então, dar mais cor, ter um cantinho de brincadeira e leitura faz toda a diferença”, concluiu.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF