15/10/2022 às 10:10, atualizado em 14/10/2022 às 18:57

Museu de Limpeza Urbana tem acervo de mais de 600 peças

Instalado no Venâncio Shopping, espaço gerido pelo SLU apresenta de panfletos de época a aparelhos de televisão

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

As histórias sobre a construção de Brasília não estão apenas nos livros ou na memória dos pioneiros. Os resíduos recolhidos ao longo dos últimos 60 anos também contam sobre o nascimento da capital federal. E o Museu de Limpeza Urbana, instalado no Venâncio Shopping, mostra parte desse passado que foi parar nas latas de lixo.

Mais de 600 peças fazem parte do acervo desse espaço gerido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Panfletos de época, fotografias antigas, máquinas fotográficas, brinquedos e aparelhos de televisão. Uma verdadeira viagem no tempo que chega até os dias atuais, com maquetes do papa-entulho e do Aterro Sanitário de Brasília, entre outros itens.

Museu ocupa um espaço de 92 m² localizado no térreo do Venâncio Shopping, na Asa Sul | Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

Durante 25 anos, a sede do Museu da Limpeza Urbana foi a Usina de Tratamento Mecânico Biológico de Lixo, em Ceilândia. Mas o pouco movimento motivou sua transferência para um espaço de 92 m² localizado no térreo do Venâncio Shopping, na Asa Sul, em agosto de 2021.

“Nosso museu tinha um grande potencial, mas era pouco visitado”, revela o diretor-presidente do SLU, Sílvio Vieira. “Com a transferência, percebemos um aumento muito grande de público.”

Ao longo de 2019, ainda em Ceilândia, o espaço recebeu 1.106 pessoas, número um pouco maior do que a média de visitantes mensais na nova sede.

Mais do que contar um pouco da história de Brasília, o museu é um aliado no processo de educação ambiental. “Temos pessoal qualificado que explica como funciona um aterro, como é feito o recebimento de entulhos, qual a forma correta de fazer o descarte de resíduos”, conta Vieira. “Os profissionais também falam sobre reciclagem e compostagem.”

Serviço

Museu da Limpeza Urbana
Venâncio Shopping (térreo) – Setor Comercial Sul Q. 6 – Asa Sul
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Grupos com mais de dez pessoas devem agendar visita pelo telefone (61) 3213-0189 / 3213-0100 ou pelo e-mail ambiental.slu@gmail.com
Entrada gratuita