17/10/2022 às 11:17, atualizado em 17/10/2022 às 11:34

Rua no Trecho 3 do Sol Nascente é reformada contra alagamentos

Terreno em chácara com 12 residências foi preparado por equipes do GDF Presente para prevenir transtornos no período de chuvas

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Era chover forte e o Conjunto E da Chácara 81, no Trecho 3 do Sol Nascente, tomava formas de lagoa. Com um canal de drenagem improvisado – e obstruído por terra e mato -, a rua sem saída alagava, levando água para dentro das casas e causando transtornos e prejuízos aos moradores.

Neste mês, o Polo Oeste do programa GDF Presente e a Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol promoveram melhorias e prepararam a via de aproximadamente 80 metros para o período de chuvas. Primeiro foram desobstruídos os dois canais de vazão da água improvisados pelos moradores – e que brevemente serão ampliados pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

GDF Presente trabalhou na terraplanagem e na desobstrução de canal na chácara 81 do Trecho 3 | Foto: Divulgação/GDF Presente

Em seguida, o terreno esburacado e cheio de mato foi rebaixado, nivelado e reforçado com restos de construção civil (RCC) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), permitindo que as águas das próximas chuvas sejam direcionadas aos dois canais, com escoamento livre. “As obras de pavimentação e urbanização estão chegando ao Trecho 3 e em breve vão também atender a Chácara 81”, informa o administrador regional Antônio José da Silva.

Foram aplicadas cerca de 30 toneladas de RCC na rua não pavimentada e utilizados uma patrol para terraplenagem, uma retroescavadeira, uma pá mecânica, um caminhão-pipa e um caminhão-caçamba.

Cláudia Silva, 48 anos, foi uma das moradoras que teve o quintal invadido pela água nas últimas chuvas de outubro. Ela então acionou o GDF, e as equipes de manutenção apareceram dias depois para resolver o problema. “O rebaixamento da rua e a liberação da tubulação para a passagem da água deu uma aliviada para quando chover forte de novo aquele transtorno não se repetir”, disse ela.

Rua no Trecho 3 do Sol Nascente é reformada contra alagamentos