20/10/2022 às 17:15

Cinco novos serviços digitais facilitam atendimento sobre CNH e veículos

Detran investe em modernização e cria mecanismos que facilitam o acesso dos cidadãos a diferentes processos da autarquia

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Agora, basta ligar o computador e escolher o serviço | Reprodução: Detran

Pessoas habilitadas no Distrito Federal agora podem acessar cinco novos serviços ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à Permissão Internacional para Dirigir (PID) diretamente em qualquer uma das duas plataformas digitais do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran): o Portal de Serviços ou o aplicativo Detran Digital.

Sem precisar sair de casa, o cidadão tem como emitir a segunda via da CNH, iniciar os processos de habilitação (primeira via desse documento) e de renovação, emitir a PID e solicitar a emissão da CNH definitiva sem ter que sair de casa.

Tanto para a primeira via da CNH quanto para a renovação da CNH, a solicitação do serviço e o pagamento e acompanhamento do processo podem ser feitos diretamente pelo aplicativo Detran Digital ou pelo Portal de Serviços, sem precisar agendar o atendimento no balcão da autarquia.

Basta ir ao posto de coleta biométrica mais próximo, com atendimento será por ordem de chegada, e em seguida procurar uma clínica credenciada para os exames médicos – no caso de renovação – ou, no caso de primeira habilitação, a uma clínica e a um Centro de Formação de Condutor (CFC).

Carteiras de habilitação

[Olho texto=”Com a implantação desses novos serviços, o processamento é automático e elimina a necessidade de atendimento presencial” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Já os novos serviços de emissão de segunda via da CNH, da PID e da CNH definitiva passam a ser totalmente automatizados. Isso quer dizer que, além de não haver necessidade de atendimento presencial, o processamento será todo automático. Com isso, a emissão desses documentos, considerando o envio para residência do cidadão, caso não haja nenhum tipo de restrição, será de 72 horas, no máximo.

“O Detran vem passando por um grande processo de modernização tecnológica, cujo principal objetivo é facilitar cada vez mais a vida do cidadão, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, afirma o diretor de Tecnologia da Comunicação e Informação da autarquia, Fábio Jacinto. “Com as plataformas digitais, o cidadão pode utilizar a maioria dos serviços de qualquer lugar a qualquer momento, sem burocracia, sem filas e sem intermediários.”

Pagamento por pix

Outra novidade implementada pelo Detran é que, para todos os novos serviços, o cidadão poderá fazer o pagamento por meio de boleto bancário ou pix – neste último caso, a baixa no sistema é realizada em até cinco minutos.

*Com informações do Detran