21/10/2022 às 13:13, atualizado em 21/10/2022 às 13:36

DF e Goiás negociam gestão compartilhada do transporte público do Entorno

Em reunião nesta sexta-feira (21), o governador Ibaneis Rocha e o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, falaram sobre o trabalho de cooperação para buscar melhorias na mobilidade

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O transporte público do Entorno deve ter uma gestão compartilhada entre os governos do Distrito Federal e de Goiás e contar com o apoio do governo federal. As tratativas estão em andamento e ganharam um novo capítulo nesta sexta-feira (21), durante reunião entre o governador Ibaneis Rocha e o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Ibaneis recebeu o ministro em seu gabinete no Palácio do Buriti para tratar de diversos assuntos da mobilidade, desde a duplicação da BR-080 até concessões de rodovias, expansão do Aeroporto de Brasília, a gestão compartilhada do transporte público no Entorno e melhorias para a comunidade de Engenho das Lajes.

A gestão compartilhada do transporte público do Entorno foi discutida pelo governador Ibaneis Rocha e pelo ministro Marcelo Sampaio em reunião, nesta sexta-feira (21), no Palácio do Buriti | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

No tocante à parceria para gestão compartilhada do transporte público do Entorno, Ibaneis Rocha destacou as reuniões feitas entre a Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) com o estado de Goiás e também a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Estamos construindo o acordo, como se fosse uma empresa que vai cuidar desse transporte do Entorno, envolvendo as prefeituras, o estado de Goiás e o DF. O Ministério da Infraestrutura conseguiu recursos para ajudar nessa nova modelagem que vai ser criada, onde vamos ter a possibilidade de fazer a troca dos ônibus, colocando ônibus novos, melhorando a infraestrutura do transporte para a população do Entorno”, afirmou Ibaneis Rocha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O ministro da Infraestrutura, por sua vez, elogiou o empenho do GDF no assunto. “Esse trabalho integrado passa pela parte de operação do transporte do Entorno, que é um desafio para nós. Estamos estruturados com a ANTT para dar uma resposta a partir de 2023”, disse o ministro Marcelo Sampaio.

Sob a gestão do GDF, o serviço de transporte semiurbano ganhou novas linhas, teve a frota ampliada e passou por intervenções para tornar as viagens mais rápidas. Entre as intervenções, foram disponibilizadas seis novas linhas, sendo três (8003, 8004 e 8053) para os passageiros do Jardim ABC se deslocarem ao DF, operadas com novos ônibus da empresa UTB. As outras três linhas são: a 5016 – Valparaíso/L2 Norte-Sul, a 8027 – Cidade Ocidental/BRT (Baixo Vila Suíça), empresa UTB, e a linha 2424 – Águas Lindas / Brazlândia (Santa Lúcia).

Os passageiros de Planaltina de Goiás que utilizam o transporte semiurbano passaram a contar com mais dez ônibus novos para reforçar o deslocamento ao Distrito Federal. A Semob ainda autorizou 147 veículos do semiurbano a viajar pelo corredor exclusivo do BRT, trazendo ganho operacional e otimizando o tempo de viagem para os passageiros.