21/10/2022 às 09:01, atualizado em 21/10/2022 às 09:45

Dois dias de rock pesado para comemorar o aniversário de Samambaia

Vinte bandas participam do evento que começa nesta sexta (21) para celebrar os 33 anos da região administrativa; para entrar, basta levar 1 kg de alimento não perecível

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Cabelos compridos esvoaçantes e rebeldes vão dançar ao som de guitarras estridentes diante de uma legião de fãs vestidos de preto na edição 2022 do Festival Samamba Rock. Ao todo, serão 20 bandas de heavy metal de Brasília e do país – dez por dia, oito delas do DF – no evento, que conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e ocorre nesta sexta-feira (21) e no sábado (22), a partir das 18h, no estacionamento da QS 302, próximo ao Fórum de Samambaia Sul. Para entrar, basta levar 1 kg de alimento não perecível. É esperado um público de 12 mil fãs de rock pesado.

Vinte bandas de heavy metal participarão do Festival Samamba Rock, no estacionamento da QS 302 | Fotos: Pedro Cavalcante

“Criei o festival em 1998 com o objetivo de comemorar o aniversário da cidade de Samambaia e, ao mesmo tempo, fazer algo pelo rock. É um evento que já faz parte do calendário da RA”, diz, orgulhoso, o idealizador e produtor do festival, Paulo Lima. A região administrativa completa 33 anos na próxima terça-feira (25). “O nome, Samamba Rock, é uma questão de pertencimento e valorização da cidade, ou seja, uma forma carinhosa de chamar a cidade.”

A atual edição terá três atrações que foram destaques no badalado Rock in Rio. Uma delas – o principal nome do Samamba Rock 2022 – é a banda paulista Viper, que brilhou no festival internacional este ano, além de Vitor Rodrigues, da banda Attack, sem falar da banda brasiliense Age of Artemis. “Estamos muito felizes de participar deste grande festival que completa este ano 24 edições nesta cidade tão importante do DF”, agradece Giovanni Sena, baixista da banda local. “A gente promete um grande show e esperamos todo mundo lá”.

A novidade do Festival Samamba Rock 2022 é a seletiva para bandas femininas ou lideradas por mulheres. Caso da Arguerom, Lágrimas & Sangue e Binarious. “Estamos com uma expectativa muito boa, e a banda está muito animada, até porque foram dois anos de pandemia e está todo mundo sedento por festival, cultura, música”, comenta a baixista e vocalista da banda Binarious, Lídia Pessoa. “Estamos com saudade dos palcos, e vamos apresentar músicas antigas e novas do nosso repertório”.

Além dos shows

As mais de 140 bandas inscritas nas seletivas vão participar de um seminário gratuito sobre gestão e produção cultural para que os próprios artistas possam aprender a propor projetos para o Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Além das apresentações musicais, o público poderá curtir também um espaço para motoclubes, exposições e debates sobre saúde mental, feminicídio, violência contra mulheres e crianças e cultura na periferia. Os alimentos arrecadados durante o evento serão distribuídos em creches e comunidades carentes do DF.

“Ou seja, além de comemorar o aniversário de Samambaia, vejo a importância do festival como mecanismo de fomento junto às bandas, além da inclusão social por meio das oficinas de produção que fazemos junto aos jovens da cidade”, reforça Paulo Lima.

Fã de rock pesado desde os 14 anos, a empreendedora Renata Macedo, 39, não vê a hora de o Festival Samamba Rock 2022 começar: “Será minha primeira vez neste festival, não perco essa edição por nada. Long live rock ‘n’ roll!”, saúda.

O idealizador do Samamba Rock, Paulo Lima, explica que criou o festival para comemorar o aniversário da RA “e, ao mesmo tempo, fazer algo pelo rock”

Confira as atrações

? Sexta (21)

Quarto 16 (DF)
Caracol.A (DF)
Manttra (DF)
Lágrimas e Sangue (DF)
Binarious (DF)
O Konjunto
A . R . D
Mandalla
Arandu Arakuaa
Brazilian Blues Band

Sábado (22)

Black Boots (DF)
Tennesso (DF)
Arguerom (DF)
Podrera
Death Slam
Phrenesy
Age of Artemis (SP/MG)
Mitsein
Victor Rodrigues – Vocalista da banda Attack (SP)
Viper (SP)