21/10/2022 às 16:40

Qualifica Móvel leva capacitação profissional às regiões administrativas

As inscrições para cursos em Sol Nascente, Estrutural, Sobradinho e Brazlândia já estão abertas e vão até o dia 23 deste mês de outubro

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Estão abertas e vão até o dia 23 deste mês de outubro as inscrições para o Qualifica Móvel – Qualificação Social e Profissional Itinerante da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab), uma extensão do Programa Qualifica DF. O novo modelo de capacitação profissional foi elaborado para atender pessoas que têm dificuldade em se deslocar da região onde moram para estudar em outra localidade.

Veículos têm energia elétrica, wi-fi e computadores e estão equipados com banheiro e elevador para acesso de pessoas com deficiência e idosos | Fotos: Divulgação/ Setrab

As aulas serão ministradas em quatro carretas, cada uma com capacidade para 125 alunos por turno. O Qualifica Móvel, além de selecionar os alunos, promoveu a escolha dos professores. As vagas foram destinadas a docentes que estavam fora do mercado de trabalho. A previsão é que os cursos tenham início ainda neste mês. As matrículas podem ser feitas no site QualificadfMovel.com.br.

[Olho texto=”“Os cursos da unidade móvel terão as mesmas qualidade e carga horária dos cursos regulares do Programa Qualifica DF”” assinatura=”Thales Mendes, secretário de Trabalho” esquerda_direita_centro=”direita”]

Cada veículo dispõe de energia elétrica, wi-fi e computadores. Os caminhões foram equipados com banheiro e elevador para acesso de pessoas com deficiência (PcD) e idosos. Esses públicos (PcDs e idosos), egressos do sistema prisional e migrantes têm direito a 5% das vagas cada um.

Nesta primeira etapa do projeto, as quatro carretas estarão no Sol Nascente, Estrutural, Sobradinho e Brazlândia. “As regiões administrativas onde o projeto terá início foram escolhidas com base na quantidade de inscrições feitas para os cursos do Qualifica DF e também no quantitativo de pessoas que querem se matricular, mas não tiveram oportunidade. Os cursos da unidade móvel terão as mesmas qualidade e carga horária dos cursos regulares”, explicou o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Em cada unidade, serão oferecidos sete cursos, sendo cinco deles (auxiliar administrativo, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de recursos humanos, manutenção de aparelhos celulares e administração de serviços hospitalares) com 48 vagas e dois (design gráfico e e-commerce) com 28. Quanto aos instrutores, serão quatro pedagogos, sendo um para cada unidade móvel, e 20 instrutores, cinco para cada carreta.

A previsão da Secretaria de Trabalho é que cada carreta tenha 100 alunos por turno

O titular da pasta também destacou o objetivo do projeto. “O Qualifica Móvel foi idealizado para atender às pessoas que têm dificuldade em pegar um ônibus e se deslocar aos locais onde acontecem os cursos do Qualifica DF. Vamos atender esse público”, explicou.

A previsão da Setrab é que cada carreta tenha 100 alunos por turno. “Queremos massificar a marca Qualifica”, frisou o subsecretário executivo, Ivan dos Santos. O Qualifica DF foi lançado em 2022, oferecendo cursos presenciais. Desde então, já foram capacitadas 30 mil pessoas.

Agora, com a modalidade móvel, espera-se ampliar o trabalho. E não para por aí, a Setrab anunciou que o programa terá uma terceira modalidade, o Qualifica on-line, que oferecerá mais de 10 mil vagas. “Pretendemos lançar o on-line no início do próximo ano”, previu o secretário Thales.