23/10/2022 às 11:54

Teatro leva tema da coleta seletiva para crianças e jovens do DF

Peça produzida pela equipe de mobilização do SLU apresenta de forma lúdica questões sobre o descarte correto de resíduos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

[Olho texto=”“A educação ambiental muda a vida das pessoas. A ideia é que eles sejam multiplicadores dessa informação. Queremos levar o teatro do SLU para todas as escolas do DF”” assinatura=”Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A população do Distrito Federal ganha mais um projeto de incentivo à educação ambiental e à coleta seletiva. É a peça teatral O Garizito, produzida pela equipe de comunicação e mobilização do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que estreou para um público de estudantes e servidores da autarquia. O espetáculo também já foi apresentado para alunos de três escolas públicas e para filhos de servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Com foco na educação infantil, a peça apresenta as personagens Lili e Juju, que são amigas e começam a falar sobre separação de resíduos. De repente, elas chamam o protagonista do espetáculo, Garizito, que fala para as crianças sobre a importância da coleta seletiva. A coordenadora do espetáculo, Letícia Barros, explica que a ideia é trazer uma linguagem simples para um processo que parece complexo, “mas que se for transformado em rotina, fica fácil”.

A peça apresenta as personagens Lili e Juju, além do protagonista Garizito | Fotos: SLU

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, destaca a importância de incentivar as crianças a falar sobre coleta seletiva. “A educação ambiental muda a vida das pessoas. Quando a criança vê algo mal feito, ela interfere, ela avisa os pais, ela os corrige. Isso chama-se educação. A ideia é que elas [as crianças] sejam multiplicadoras dessa informação. Queremos levar o teatro do SLU para todas as escolas do DF”, afirmou.

Professora da Escola Parque 210/211 Sul, Simone Vieira acompanhou a estreia do espetáculo com os seus alunos a convite do SLU e elogiou a iniciativa. “Certamente essas crianças vão voltar para suas casas com outra ideia sobre o lixo e ensinar aos pais sobre a reciclagem. Também serão multiplicadores dessa ação.”

Filhos de servidores do TCDF aprendem sobre coleta seletiva

Como solicitar

A escola ou turma que tiver interesse na apresentação do teatro do SLU pode solicitar pelo e-mail ambiental.slu@gmail.com ou pelo telefone (61) 3213-0153, ramal 100.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana