24/10/2022 às 17:32, atualizado em 24/10/2022 às 18:10

Abertas inscrições para concurso de melhores práticas em ouvidoria no DF

Controladoria vai premiar iniciativas inovadoras já implementadas nas ouvidorias dos órgãos em áreas como governança de serviços, comunicação, acessibilidade e inclusão

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública. Elas podem ser feitas, entre 24 de outubro e 4 de novembro, no site ouvidoria.df.gov.br. A Ouvidoria-Geral, unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), vai premiar práticas inovadoras que já foram implementadas nas ouvidorias dos órgãos nas categorias Governança de serviços, Comunicação interna e externa da Ouvidoria e Ouvidoria acessível e inclusiva.

Podem concorrer as ouvidorias dos órgãos e entidades do DF que implementaram as iniciativas a partir de 1º de janeiro de 2019, com resultados concretos até 21 de outubro de 2022. A novidade é que as práticas podem ser inscritas em parceria com outras ouvidorias públicas no âmbito distrital, estadual ou federal.

[Olho texto=”“Nosso objetivo é estimular, reconhecer, fortalecer e premiar iniciativas que já foram implementadas, de forma proativa, pelas próprias ouvidorias”” assinatura=”Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nosso objetivo é estimular, reconhecer, fortalecer e premiar iniciativas que já foram implementadas, de forma proativa, pelas próprias ouvidorias. Esta é a sétima edição e, durante todo esse tempo, temos visto muita inovação nas ouvidorias, o que tem colocado o DF como referência”, destaca a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

Serão premiadas até 13 iniciativas apresentadas, avaliadas por uma comissão composta por servidoras da Controladoria-Geral do DF. No julgamento, serão levados em consideração critérios como inovação, participação social, simplicidade e replicabilidade, utilização das informações de ouvidoria e alinhamento à Agenda 2030 e aos princípios ESG (ambiental, social e Governança).

Ouvidorias vencedoras serão anunciadas no evento do Balanço de Resultados SIGO-DF 2022, previsto para 29 de novembro de 2022. A premiação será concedida à Ouvidoria do órgão ou entidade e não a um servidor específico. O resultado final será divulgado no site das ouvidorias do SIGO-DF.

Saiba mais no Edital nº 2, de 19/10/2022, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dia 21/10/2022, ou no endereço eletrônico concursoouvidoria@cg.df.gov.br.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF