24/10/2022 às 07:10, atualizado em 24/10/2022 às 08:41

Cursos orientam estudantes e professores sobre educação no trânsito

Cerca de mil alunos de 13 escolas de ensino médio serão capacitados pelo Detran neste semestre

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Aulas teóricas para os futuros motoristas e noções de educação no trânsito ainda no ambiente escolar. O programa Cidadania no Trânsito, promovido pelo Detran, vai atender neste semestre alunos de 13 escolas diferentes da capital, preparando cerca de mil novos condutores ou pedestres para um trânsito mais seguro. O órgão e a Secretaria de Educação (SEE) orienta turmas de alunos do ensino médio no projeto. Já os professores da rede pública podem ser capacitados no projeto Educação para o Trânsito.

As ações promovidas pelo programa Cidadania no Trânsito já certificaram 540 alunos | Fotos: Divulgação/Detran

Iniciativas para jogar luz sobre a necessidade de educação no trânsito, desde a infância até a vida adulta. O programa Cidadania no Trânsito, além de educativo, adianta aos estudantes as aulas teóricas da autoescola. “É voltado para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio. Ministrado por nossos técnicos, o estudante tem 90 horas-aula, é certificado pelo Detran e não precisa das aulas teóricas quando for tirar a Carteira Nacional de Habilitação [CNH]”, explica o diretor de Educação de Trânsito do Detran, Marcelo Granja.

Nada mal, por ser uma economia para os bolsos dos futuros motoristas, que vão precisar se dedicar apenas às aulas de direção para obter a CNH. As escolas e os aprendizes são selecionados pelas coordenações regionais de ensino do DF. “Eles também têm aulas sobre convívio social no trânsito, cidadania e outras. O menino aprende sobre o trânsito em sua escola, como alternativa ao centro de formação de condutores do Detran”, diz Granja. Já foram certificados mais de 500 alunos.

Detran nas Escolas

Detran capacita estudantes e professores sobre educação no trânsito

Outro foco são os professores – desde os da educação infantil até o ensino médio. Eles são capacitados pelo órgão e auxiliados pela pasta da educação, para levar a temática do trânsito para a sala de aula. O curso é na modalidade virtual, e as próprias escolas podem inscrever seus docentes. Ambos os cursos fazem parte do programa Detran nas Escolas.

“É fundamental levar a discussão para dentro da escola, mudar conceitos. O trânsito não é só para carros e motoristas. Temos crianças que brincam nas ruas, atravessam as faixas. O adolescente que vai de bicicleta para o colégio. Todos são beneficiados com os ensinamentos”, frisa a professora Elisa Pinheiro, servidora da SEE que representa a pasta no programa.

Voltando a dirigir

Ela e outros cinco docentes são integrantes do programa e aproximam as instituições de ensino do Detran. “Nossos professores são multiplicadores, e também temos como missão cultivar a paz e o respeito no trânsito”, acrescenta. Os cursos de Superação do Medo de Dirigir e Mecânica Básica para Mulheres também fazem parte da grade do departamento, mas estão em fase de reformulação. São abertos à comunidade e, segundo a Diretoria de Educação, serão retomados até o fim do ano.

Serviço
Para mais informações sobre os cursos e inscrições:
E-mails: direduc@detran.df.gov.br / detrannasescolas@detran.df.gov.br
Telefone: 3901-6970

Cursos orientam estudantes e professores sobre educação no trânsito