28/10/2022 às 15:50, atualizado em 28/10/2022 às 15:56

Ação itinerante festeja 33 anos de Samambaia com programação cultural

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Sarau Complexo começa nesta sexta (28), às 18h

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Uma reunião festiva em torno de poesia, música, dança, contação de histórias e teatro para celebrar os 33 anos da região administrativa de Samambaia. É o que promete o projeto itinerante Sarau Complexo, que ocorre nesta sexta-feira (28), a partir das 18h, na Quadra 629, Conjunto 4, de Samambaia Norte, próximo ao Instituto Embalando Sonhos, com entrada franca.

A contadora de histórias Márcia Bittencourt vai divertir a garotada no evento com o conto popular africano ‘A Galinha que Subiu ao Céu’ | Fotos: Divulgação

Promovido pela comunidade cultural da cidade em parceria com a própria população, o encontro nasceu em 2009 como reivindicação por um espaço cultural e a necessidade de apresentar a arte e os artistas locais. O projeto, que está na sexta edição, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Nas últimas edições, o encontro chegou a receber entre 400 e 1.000 pessoas.

[Olho texto=” “A ideia é levar para as quadras da cidade um evento para fazer a comunidade conhecer seus artistas e sua arte”” assinatura=”Marília Abreu, idealizadora do Sarau Complexo” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Na época, Samambaia era uma cidade com 200 mil habitantes e não havia nenhum lugar para a cultura”, conta a coordenadora do Sarau Complexo, Marília Abreu. “O objetivo era tornar visível à população a necessidade da construção de um espaço cultural para Samambaia e também fazer com que o povo conhecesse os seus artistas e soubesse de sua arte”, lembra.

Deu certo. Inaugurado em dezembro de 2018, o Complexo Cultural de Samambaia é um dos mais potentes e importantes centros de entretenimento da região administrativa. O que não impediu que o projeto Sarau Complexo continuasse mobilizando a população em torno da arte. “A ideia é levar para as quadras da cidade um evento para fazer a comunidade conhecer seus artistas e sua arte”, diz Marília.

O Palhaço Psiu foi destaque em edições passadas do projeto e volta como atração do Sarau Complexo desta sexta (28)

Em cada uma dessas apresentações, que ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês, é montada uma estrutura com palco, iluminação, som, camarim e cadeiras para o público. Na programação desta sexta (28), tem show de risadas com o palhaço Psiu, apresentação de dança com o grupo Beckus e de músicas com as bandas Atitude Feminina e Fuzuê Candango, além do trio Cello e solos com os artistas Máximo Mansur e Júlia Nara.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na parte de declamação de poesia, vão se apresentar os artistas Velho Mitchell e Fausto Carcará, Gelly Fritta, Lili Andrade e Nabrisa. Já a garotada terá a oportunidade de conferir uma narrativa emocionante por meio do conto popular africano A Galinha que Subiu ao Céu, por meio da contadora de histórias Márcia Bittencourt.

“Estou bastante animada porque será uma troca rica com o público”, observa Marília Abreu. “Minha expectativa é muito boa, esse projeto Sarau Complexo é muito interessante porque descentraliza a arte, levando a cultura para todos os cantos da cidade. Muitas pessoas têm dificuldades de ir para um outro espaço mais centralizado e, com essa iniciativa, elas podem contar com um espetáculo perto de casa”, diz.

Serviço

Sarau Complexo – Edição especial 33 anos de Samambaia
? Local: QR 629, conj 4 – Samambaia Norte (próximo ao Instituto Embalando Sonhos)
? Data: Sexta (28)
? Horário: a partir das 18h
? Entrada gratuita
? Programação:
Para crianças – Palhaço Psiu, Contação de histórias com Márcia Bittencourt
Dança – Beckus Cia de Dança
Música – Banda e Solo Musical, Atitude Feminina, Fuzuê Candango, Máximo Mansur, Cello Voz e Violão, Julia Nara
Poesia – Velho Mitchell e Fausto Carcará (voz, versos e violão), Gelly Fritta, Lili Andrade, Nabrisa