Fale com o Governo Ações em Destaques

30/10/22 às 14:25, Atualizado em 30/10/22 às 14:27

Votação segue tranquila no DF, com registro apenas de pequenos incidentes

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, está sendo colocado em prática neste domingo (30) um Protocolo de Ações Integradas (POI), que envolve órgãos locais e federais

Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e das forças de segurança do Distrito Federal, foi colocado em prática neste domingo (30), segundo turno das eleições, um Protocolo de Ações Integradas (POI). O documento foi pactuado entre órgãos locais e federais após reuniões e levantamentos de inteligência, segurança, mobilidade urbana, preservação do patrimônio público e, principalmente, a atuação no primeiro turno do pleito, ocorrido no início deste mês.

Foram registrados seis incidentes relacionados ao segundo turno das eleições no DF. Os relacionados a crimes eleitorais foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal, no Setor Policial Sul. A Polícia Federal (PF) é a responsável por atender ocorrências relacionadas a essa tipificação criminal. A corporação destinou uma equipe para atuar em cada uma das 19 zonas eleitorais no Distrito Federal.

Um dos fatos ocorreu em Taguatinga. Uma mulher foi flagrada tirando foto da urna enquanto votava. Em outra seção eleitoral na mesma região, duas mulheres foram conduzidas à PF após discussão. Em Águas Claras, outras duas foram conduzidas à PF após discussão e briga. No Recanto das Emas, cinco pessoas foram autuadas após boca de urna e desobediência. Em Santa Maria, duas mulheres foram conduzidas à PF após discussão. Um homem foi autuado por desacato a um mesário, em Planaltina.

Até o começo da tarde, a Esplanada dos Ministérios segue sem intervenções de trânsito ou pedestres no dia da votação, com exceção da Praça dos Três Poderes, que permanece fechada para o trânsito de veículos e pedestres. As vias S1 e N1 estão fechadas na altura da Avenida José Sarney até a via L4.

O Detran-DF está fazendo o controle de tráfego nas regiões de Águas Claras, Asa Norte e Asa Sul, Guará, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires. Ceilândia e Taguatinga Norte sem retenções significativas nas seções, mas há grande movimentação de veículos na saída de Águas Claras, pela Unieuro e também nas proximidades do Colégio La Salle.

Os agentes verificaram, ainda, trânsito intenso na Rua 6 de Vicente Pires. O Detran-DF orienta que evitem a região. Nas proximidades do colégio Liceu, a sugestão é para que os condutores estacionem antes e sigam caminhando devido ao grande fluxo de veículos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF

Últimas Notícias