31/10/2022 às 14:07

Sai resultado preliminar para incentivo de R$ 31,3 mi a projetos culturais

Dos 1.142 projetos inscritos no FAC Multicultural II, 209 foram classificados em duas diferentes linhas para a fase de admissibilidade

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O resultado preliminar de mérito do segundo bloco do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) de 2022, batizado de Brasília Multicultural II, foi publicado nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A etapa é a primeira do certame que, após divulgação do resultado final de mérito, ainda terá a análise de admissibilidade. Foram inscritos 1.142 projetos culturais para concorrer aos R$ 31,3 milhões que serão disponibilizados como fomento pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).

Festival de Orquestras Populares | Foto: Nityama Macrini / Divulgação

Confira a lista completa dos projetos classificados para a próxima etapa.

A partir do primeiro dia útil após a publicação no DODF, os interessados possuem o prazo de dez dias corridos para apresentar recursos contrários à decisão de mérito cultural. Vale destacar que não será permitida a complementação de documentação na ocasião de interposição de recursos e que não serão considerados recursos genéricos e sem fundamentação. Os recursos deverão ser enviados por meio de preenchimento de formulário online, disponibilizado no site do FAC, onde também estão disponíveis as avaliações técnicas para consulta.

Um edital plural

Na linha de apoio Cultura em Todo Canto, foram 140 projetos classificados, enquanto na linha Cultura de Todo Jeito, 69 projetos foram classificados para a etapa de admissibilidade. Na primeira são atendidos projetos nos mais diversos formatos e atividades que sejam realizados nos diferentes territórios das regiões administrativas do Distrito Federal, com a proposta de ampliar o alcance do fomento para ações culturais de fora do Plano Piloto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já a segunda categoria é voltada para o fomento de projetos em 16 diferentes linguagens, englobando desde projetos educativos, publicações, ações de formação e qualificação, eventos e manutenção de grupos artísticos, entre outros. Também foram garantidos recursos para o apoio à circulação externa de projetos.

O FAC Brasília Multicultural II de 2022 reservou 24% do total de vagas para pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos e um dos requisitos para a aprovação dos projetos é a acessibilidade, garantindo a implementação da Política de Acessibilidade Cultural no DF.

*Com informações da Secec-DF