01/11/2022 às 12:49

Inscrições para conferência sobre igualdade racial terminam na sexta (4)

Evento online será realizado entre os dias 8 e 10 deste mês, para discussão de propostas que possam fortalecer as políticas públicas sobre essa temática

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A V Conferência Distrital da Igualdade Racial recebe inscrições até sexta-feira (4). O tema do evento online, que será realizado entre os dias 8 e 10 deste mês, será “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. A conferência tem o objetivo de apresentar propostas de respeito e promoção da pauta de igualdade racial  no DF.

Inscreva-se aqui.

Para acessar a programação, clique aqui.

Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) | Foto: Divulgação/Sejus

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) é responsável pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial no Distrito Federal. O Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir) é um órgão colegiado, vinculado à Sejus, de caráter consultivo e fiscalizador das ações governamentais. É integrado paritariamente, por representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente do Codipir, Diego Moreno de Assis e Santos, afirma que a conferência é uma oportunidade de participação direta da sociedade civil organizada. “Ela age em conjunto com representantes governamentais na apresentação de propostas e na fiscalização de ações governamentais na temática racial”, explica.

O secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, destaca a importância da conferência: “É o momento em que o poder público e a sociedade civil se unem para pensar políticas públicas. Serão dias de rico e necessário debate, avaliação e deliberação sobre as ações de igualdade racial e na proposição de demandas que vêm dos movimentos sociais, de gestores e de toda a sociedade civil”.

Serão discutidos os seguintes eixos temáticos: Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial cultural, Violências praticadas por meio das invasões de territórios, Luta contra a intolerância religiosa e Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural.

*Com informações da Sejus