02/11/2022 às 12:44, atualizado em 03/11/2022 às 10:17

Nivelado 1,7 km de estrada vicinal no Núcleo Rural Lajes da Jiboia

Ação leva mobilidade e segurança aos moradores da região com o nivelamento da pista do local que fica às margens da DF-190

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Os moradores do Núcleo Rural Lajes da Jiboia, em Ceilândia, terão mais segurança e mobilidade para circular na região. Uma ação conjunta da Secretaria de Agricultura (Seagri), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do GDF Presente recuperou cerca de 1,7 km de estrada vicinal na área que fica às margens da DF-190.

Os trechos, que tiveram nivelamento feito a partir da utilização de resíduos de construção civil, contaram com a atuação das máquinas de manutenção da Secretaria de Agricultura para retirar as irregularidades da pista nos locais de subidas e descidas íngremes | Foto: Divulgação / GDF Presente

O trabalho foi feito para melhorar o acesso da comunidade, principalmente, na pista que leva até as duas escolas da região: EC Jiboia e EC Lajes da Jiboia. “Estávamos fazendo uma visita aos diretores da escola e, como os acessos estão muito ruins, deslocamos nossos equipamentos do Córrego das Corujas para lá”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri, Odilon Vieira Júnior.

Os trechos contaram com nivelamento feito com resíduos de construção civil (RCC) e atuação das máquinas de manutenção da secretaria para retirar as irregularidades da pista nos locais de subidas e descidas íngremes. Além disso, o serviço teve a aplicação de um estabilizador de solo. “É um produto que utiliza a terra mesmo para o controle. Ele não deixa lama nem poeira”, conta.

[Olho texto=”“A região tem uma ladeira muito ruim. É um local que tem, nas imediações, escola e um centro religioso. Era um pedido que acabou sendo atendido nesta parceria com a Seagri e o DER”” assinatura=”Elton Walcacer da Silva, coordenador do Polo Oeste II” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um servidor do DER-DF apoiou todo o trabalho dando auxílio técnico. “Mandamos um encarregado que leva orientações de como executar o serviço, onde fazer a saída de água para evitar erosão. Lá, foram realizados o encascalhamento e a melhoria com patrolamento”, conta o chefe do 3º Distrito Rodoviário, Geraldo Jacinto da Silva Filho.

De acordo com Odilon Vieira Júnior, o serviço tem como objetivo melhorar a estrada nos caminhos das escolas e das áreas rurais antes das grandes chuvas, por se tratar de um local de grande circulação de veículos. “Essa é uma manutenção rotineira que fazemos”, completa.

“Esta ação visa proporcionar uma melhor qualidade na mobilidade dos moradores e dos transportes no local. A administração regional trabalha com o paliativo e tem feito um serviço preventivo para esse período de chuvas que vem chegando”, acrescenta o administrador regional de Ceilândia, Cláudio Ferreira.

Ação conjunta

A irmã Nadi, uma das responsáveis pela Casa de Encontro Cor Jesu no Núcleo Rural, diz que o serviço já tem surtido efeito na região. “É uma pista bastante movimentada e a estrada fica muito solta. Essa última vez que eles estiveram lá ficou bem melhor”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A religiosa revela que a melhoria é importante para os moradores do local. “Recebemos muitas pessoas de fora para os nossos eventos. Então, é muito importante que a estrada esteja boa, além de ser bom para as crianças que vão para a escola”, complementa.

O coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer da Silva, destaca que há alguns meses a população havia pedido a recuperação da estrada para a equipe do GDF Presente. “A região tem uma ladeira muito ruim. É um local que tem, nas imediações, escola e um centro religioso. Era um pedido que acabou sendo atendido nesta parceria com a Seagri e o DER”, lembra.