04/11/2022 às 11:54, atualizado em 04/11/2022 às 12:40

Escoramento de rampa do BRT no Túnel de Taguatinga começa a ser retirado

Pista exclusiva para ônibus vai ligar o piso superior da passagem subterrânea à Avenida Samdu; foram usados 450 m³ de concreto para revestir o viaduto

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O cimbramento da rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga começou a ser retirado nesta sexta-feira (4). Estruturas metálicas escoram a pista suspensa desde a sua concretagem, concluída em 3 de outubro. De lá para cá, foram feitos dois testes de resistência no viaduto, ambos com resultado satisfatório.

Estruturas metálicas escoram a pista suspensa desde a sua concretagem, concluída em outubro | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

O viaduto que conecta a pista do BRT do Túnel de Taguatinga à Avenida Samdu tem 80 m de comprimento. Por se tratar de uma construção robusta, a concretagem da rampa foi feita em duas etapas. A primeira camada usou 200 m³ de concreto. Por cima, foi feita uma segunda camada com 250 m³ do material.

Viaduto que conecta a pista do BRT do Túnel de Taguatinga à Avenida Samdu tem 80 m de comprimento

“O pavimento passou por três dias de cura úmida”, conta a engenheira de planejamento Giovana Assis. “Manter o concreto molhado garante a hidratação do cimento e o melhor desempenho do material.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além do cimento, a estrutura do viaduto do BRT, sigla emprestada do inglês bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido), usou também 300 cilindros de EPS (poliestireno expandido). Os blocos, com 80 cm de diâmetro cada, serviram para dar mais leveza e agilidade à construção da rampa.

Escoramento de rampa do BRT no Túnel de Taguatinga começa a ser retirado